dc.contributor.advisor | Kehl, Solange Triunfo | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação | pt_BR |
dc.creator | Lima, Caroline Luize de Freitas | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-04-24T14:42:11Z | |
dc.date.available | 2023-04-24T14:42:11Z | |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/82162 | |
dc.description | Orientadora: Solange Triunfo Kehl | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Os alunos diagnosticados com altas habilidades têm necessidades bem específicas em sala de aula, após a pandemia sentimos uma necessidade maior dos alunos (e principalmente de seus familiares/pais) com esse perfil de terem um acompanhamento escolar personalizado e voltado para as demandas específicas do aluno. Na pandemia o hiperfoco dos alunos aumentou muito nos seus temas de interesse, neste mesmo contexto, o tempo de foco deles em assuntos comuns e regulares diminui drasticamente. No acompanhamento cotidiano percebemos que mesmo as crianças que têm a oportunidade de fazer um acompanhamento multidisciplinar com psicopedagoga e psicólogos, estão sentindo uma dificuldade muito grande em voltar para a escola e acompanhar a rotina. Uma das características do aluno com altas habilidades é a dificuldade em conseguir se expressar de forma clara e "simples", causando desconforto entre os alunos e o professor. Os docentes por sua vez, sentem ter uma barreira na hora de criar vínculo com os alunos e principalmente de entender como é o andamento deste aluno, tanto no raciocínio quanto na rotina escolar. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online (10 p.) : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Superdotados - Educação | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Pandemias | pt_BR |
dc.title | Memorial : o aluno com altas habilidades no contexto escolar: novos desafios e estratégias de apoio | pt_BR |
dc.type | TCC Especialização Digital | pt_BR |