Memorial : o aluno com altas habilidades no contexto escolar: novos desafios e estratégias de apoio
Resumo
Resumo: Os alunos diagnosticados com altas habilidades têm necessidades bem específicas em sala de aula, após a pandemia sentimos uma necessidade maior dos alunos (e principalmente de seus familiares/pais) com esse perfil de terem um acompanhamento escolar personalizado e voltado para as demandas específicas do aluno. Na pandemia o hiperfoco dos alunos aumentou muito nos seus temas de interesse, neste mesmo contexto, o tempo de foco deles em assuntos comuns e regulares diminui drasticamente. No acompanhamento cotidiano percebemos que mesmo as crianças que têm a oportunidade de fazer um acompanhamento multidisciplinar com psicopedagoga e psicólogos, estão sentindo uma dificuldade muito grande em voltar para a escola e acompanhar a rotina. Uma das características do aluno com altas habilidades é a dificuldade em conseguir se expressar de forma clara e "simples", causando desconforto entre os alunos e o professor. Os docentes por sua vez, sentem ter uma barreira na hora de criar vínculo com os alunos e principalmente de entender como é o andamento deste aluno, tanto no raciocínio quanto na rotina escolar.