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    Até breve, professor(a) : a prática pedagógica de professores temporários da rede estadual de ensino do Estado do Paraná

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    R - D - MAYARA RABE CAMARGO.pdf (1.641Mb)
    Data
    2023
    Autor
    Camargo, Mayara Rabe
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: A presente pesquisa objetivou investigar a influência dos contratos temporários no desenvolvimento das práticas pedagógicas de professores que atuam em um colégio do campo da Rede Estadual de Ensino do Paraná, localizado no município de Carambeí - PR, considerando a instabilidade na carreira. Especificamente, procurou-se: (a) Discorrer, a partir de apontamentos históricos presentes na literatura, sobre a condição de trabalho do professor ao longo do século XX e XXI no Brasil, enfatizando a ocorrência da flexibilização dos vínculos empregatícios manifestados por meio das contratações temporárias; (b) Identificar o perfil dos professores temporários que atuam em um colégio do campo da Rede Estadual de Ensino do Paraná, localizado no município de Carambeí - PR, bem como as condições de trabalho à qual estão submetidos sob essa forma contratual; (c) Relatar e analisar a prática pedagógica desenvolvida pelos professores temporários no ano letivo de 2022 em um colégio do campo da Rede Estadual de Ensino do Paraná, localizado no município de Carambeí - PR e o processo de socialização na comunidade escolar no curto tempo de permanência no colégio em questão. Elegeu-se metodologicamente a abordagem de investigação qualitativa. Os agentes participantes da pesquisa foram 6 professores contratados por tempo determinado e que estavam atuando no respectivo colégio. Os instrumentos utilizados para a produção dos dados foram o questionário e a entrevista semiestruturada. O tratamento dos dados se deu por meio da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2016). Os aportes teóricos para as análises foram sustentados, principalmente, por meio das reflexões de Bourdieu (2003, 2015), Gimeno Sacristán (1999), Marx (2013), Setton (2011), Tardif (2014) e Tardif e Lessard (2014). Os resultados desvelam que a contratação temporária tem, de longa data, sido uma prática constante no Estado do Paraná, tornando-se a única maneira para o ingresso no magistério público estadual. Esta forma precarizada de contratação resultou na perda de controle sobre o próprio trabalho, ou seja, o curto espaço de tempo do contrato para o desenvolvimento da prática pedagógica. Além disso, teve interferência no processo de socialização profissional dos investigados, uma vez que, estando sob um trabalho intermitente, não conseguiram investir em parcerias consistentes, principalmente, com seus pares. Contudo, esperançavam em, pelo menos, reingressar no colégio do campo, tendo em vista que já haviam apreendido as regras do jogo, possuindo, dessa forma, uma maior familiaridade com os meandros envolvendo a instituição.
     
    Abstract: The present research aimed to investigate the influence on temporary contracts on the development of pedagogical practices of teachers, who work in a rural school of the Paraná State Education Network, located in the municipality of Carambeí, PR regarding the instability of the career. Specifically, it has intended: (a) Adress, based on historical notes present on literature, the working conditions of teachers throughout the 20th and 21st centuries in Brazil, emphasizing the occurence of the flexibility of employment relationships manifested through temporary hiring; (b) Identify the profile of temporary teachers who work in a rural school of the Paraná State Education Network, located in the municipality of Carambeí, PR, as well as the working conditions to which they are subject under this contractual form; (c) To report and analyze the pedagogical practice developed by temporary teachers in the 2022 school year in a rural school of the Paraná State Education Network, located in the municipality of Carambeí, PR, and the process of socialization in the school community in the short time spent in that school. Methodologically, the qualitative research approach was chosen. The participating agents in the research were 6 teachers hired for a fixed period and who were working in the respective school. The instruments used to data production were the questionnaire and the semistructured interview. Data processing was done through Content Analysis (BARDIN, 2016). The theoretical contributions for the analyzes were sustained, mainly, by the reflections of Bourdieu (2003, 2015), Gimeno Sacristán (1999), Marx (2013), Setton (2011), Tardif (2014) and Tardif and Lessard (2014). The main results reveal that temporary hiring has, for a long time, been a constant practice from the State of Paraná, becoming the only way to enter the state public teaching profession. This precarious form of hiring resulted in the loss of control over the work itself, that is, the short time of the contract for the development of the pedagogical practice, as well as having direct interference in the process of professional socialization of the investigated, since, being under intermittent work, they were unable to invest in consistent partnerships, mainly with their peers. Nevertheless, they hoped to at least re-enter the rural school, considering that they had already learned the rules of the game, thus having a greater familiarity with the intricacies involving the institution.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/82125
    Collections
    • Dissertações [1017]

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