Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorOsinski, Dulce Regina Baggio, 1962-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.creatorCacezes, Larissa Portes de Almeidapt_BR
dc.date.accessioned2023-06-26T18:44:23Z
dc.date.available2023-06-26T18:44:23Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/82124
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Dulce Regina Baggio Osinski.pt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 15/02/2023pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 176-200pt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho tem como objetivo analisar as contribuições de Vladimir Kozák para o Cinema Educativo do Museu Paranaense expressas no conjunto de sete filmes sobre a etnia Xetá, filmados entre os anos de 1955 e 1958. O Cinema Educativo do Museu Paranaense foi criado no ano de 1946, com o intuito de produzir filmes voltados para a divulgação científica e instrução pública. Os filmes eram exibidos em sessões de cinema para pesquisadores, professores e estudantes das redes pública e particular de ensino e para o público em geral. O problema de pesquisa incide sobre a produção poética dos filmes como estratégia didática na transmissão do conhecimento. Os objetivos específicos se voltam para problematizar as ideias sobre o Cinema Educativo do Museu Paranaense, abordar o Museu como espaço educativo, refletir sobre o processo de criação e produção de filmes educativos e analisar as representações da cultura indígena presentes nos referidos filmes. A base teóricometodológica está referenciada nos estudos sobre cinema educativo no Brasil, cinema documental e científico, na concepção ampliada de educação, nos diferentes modos de produção de saberes que abrangem os processos educativos não escolares. Para compreender a produção poética das imagens, dialogamos com o conceito de montagem fílmica preconizado por Serguei Eisenstein (1990) e Jacques Aumont (2018), com o conceito de representação na perspectiva de Roger Chartier (2002) e nas teorias do imaginário de Gilbert Durand (2012) e Edgar Morin (2014). Como metodologia de análise fílmica, buscamos na proposta dos autores Jacques Aumont e Michel Marie (2004) e Wilson Gomes (2004) um caminho de interpretação sobre o que contam as imagens. Kozák constituiu um importante acervo iconográfico e textual sobre os povos indígenas brasileiros, e a relevância de seu trabalho, tanto no meio educacional quanto nos meios científicos, contribui para futuras pesquisas na área da história da educação.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This work aims to analyze the contributions of Vladimir Kozák to the Educational Cinema of the Paranaense Museum expressed in the set of seven films about the Xetá ethnic group, which were filmed between 1955 and 1958. The Educational Cinema of the Paranaense Museum was developed in 1946, with the main objective of producing films aimed at scientific dissemination and public instruction. The films were presented in sessions for researchers, professors, and students from public and private education institutions, as well as for the general audience. The research problem focuses on the poetic production of films as a didactic strategy in the transmission of knowledge. Furthermore, the specific objectives intend to question the ideas about the Educational Cinema of the Paranaense Museum, and to approach the Museum as an educational space. Thus, we wish to investigate the process of creation and production of educational films, analyzing the representations of indigenous culture in these films. The theoretical-methodological basis of this work is referenced in studies related to educational cinema, documentary, and scientific cinema in Brazil. We considered the expanded concept of education in the different modes of production of knowledge that encompass non-school educational processes. In order to better understand the poetic production of images, we evaluate the approach of filmmaking illustrated by Serguei Eisenstein (1990) and Jacques Aumont (2018). We also explore the idea of representation from the perspective of Roger Chartier (2002), and the theories of the imaginary of Gilbert Durand (2012) and Edgar Morin (2014). As a film analysis methodology, we seek a path of interpretation about the image connotation following the proposal introduced by authors such as Jacques Aumont and Michel Marie (2004) and Wilson Gomes (2004). Kozák constituted an important iconographic and textual collection about the Brazilian indigenous peoples, and the relevance of his work, both in the educational and in the scientific environment, contributes to future research in the area of the history of education.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectKozak, Vladimir, 1897-1979pt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação - Históriapt_BR
dc.subjectMuseus - Educaçãopt_BR
dc.subjectCinema na educaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleA poética das imagens de Vladimir Kozák : contribuições para o cinema educativo do Museu Paranaense (1955-1958)pt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples