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dc.contributor.advisorPooli, João Paulo, 1955-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensinopt_BR
dc.creatorBitencourt, Eliane Griep Gomespt_BR
dc.date.accessioned2023-06-01T19:08:49Z
dc.date.available2023-06-01T19:08:49Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/82118
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. João Paulo Pooli.pt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino. Defesa : Curitiba, 20/02/2023pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 96-101pt_BR
dc.description.abstractResumo: Nosso objetivo com esta pesquisa foi de analisar as características e peculiaridades da educação de crianças nas instituições de ensino em relação ao conceito de processo civilizador, tal como foi formulada por Norbert Elias, que se preocupou em estudar a constituição do ser civilizado nas sociedades contemporâneas. Buscamos também investigar as interdependências entre os conceitos de infância e escolarização, utilizando como ponto de partida a concepção de processo civilizador como fundamento de que a infância se constitui no desenvolvimento histórico das sociedades onde as crianças participam. Pensar a infância a partir de Norbert Elias nos permitiu compreender como a busca pela civilidade determina a organização dos currículos de ensino, disso decorre que a própria noção de infância pode ser entendida como um complexo contexto elaborado de narrativas e concepções. Metodologicamente, partindo dessa base teórico-sociológica realizamos a pesquisa de observação em uma escola de educação infantil analisando como a Base Nacional Comum Curricular para essa etapa pode ser entendida como um documento onde se encontram um conjunto de prescrições e concepções pelos quais o processo civilizador pode se fazer presente, atuando para disciplinar os comportamentos e as condutas das crianças. Dessa forma, a partir deste estudo podemos concluir que os saberes pedagógicos e sua influência civilizatória de normalização desempenha o seu papel nos processos de aperfeiçoamento presentes no ensino infantil. Refletir sobre o desenvolvimento infantil, o questionando enquanto lugar onde está presente o processo civilizador permite também compreender a sua constituição histórica e cultural e o modo como se insere nos aspectos sociais da modernidade. Com isso, pensar a infância a partir de Norbert Elias nos permite perceber como a busca pela civilidade determina a organização dos currículos de ensino. Disso decorre, que a própria noção de infância pode ser entendida como um complexo elaborado de narrativas e concepções.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Our objective with this research was to analyze the characteristics and peculiarities of children's education in teaching institutions in relation to the concept of civilizing process, as formulated by Norbert Elias, who was concerned with studying the constitution of the civilized being in contemporary societies. We also seek to investigate the interdependencies between the concepts of childhood and schooling, using as a starting point the conception of the civilizing process as the foundation that childhood is constituted in the historical development of the societies where children participate. Thinking about childhood based on Norbert Elias allowed us to understand how the search for civility determines the organization of teaching curricula, as a result of which the very notion of childhood can be understood as a complex context elaborated from narratives and conceptions. Methodologically, based on this theoretical-sociological basis, we carried out observational research at an early childhood education school, analyzing how the National Common Curricular Base for this stage can be understood as a document containing a set of prescriptions and concepts through which the civilizing process can be be present, acting to discipline the behavior and behavior of children. Thus, from this study we can conclude that pedagogical knowledge and its civilizing influence of normalization plays its role in the improvement processes present in early childhood education. Reflecting on child development, questioning it as a place where the civilizing process is present also allows understanding its historical and cultural constitution and the way in which it is inserted in the social aspects of modernity. Thus, thinking about childhood based on Norbert Elias allows us to perceive how the search for civility determines the organization of teaching curricula. It follows that the very notion of childhood can be understood as an elaborate complex of narratives and conceptions.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleInfância e processo civilizador : um estudo a partir da sociedade de corte e da pedagogia disciplinarpt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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