dc.contributor.advisor | Pedroso, Mila Zeiger | pt_BR |
dc.contributor.other | Cavallet, Susan Regina Raittz, 1955- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação | pt_BR |
dc.creator | Camargo, André Luiz Rodrigues de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-04-19T18:15:23Z | |
dc.date.available | 2023-04-19T18:15:23Z | |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/82117 | |
dc.description | Orientadora: Mila Zeiger Pedroso | pt_BR |
dc.description | Coorientadora: Susan Regina Raittz Cavallet | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Neste trabalho serão apresentadas prática e vivências democráticas dentro de uma escola de tempo integral no estado de São Paulo, em Ibiúna. A experiência ocorreu durante o primeiro semestre de 2022 com duas turmas de 9 ano do Ensino Fundamental anos finais em que os estudantes escolheram desde a construção do guia de aprendizagem, baseado no projeto de vida, além de selecionarem os instrumentos e critérios de avaliação. Tem como base teórica os conceitos de democracia de Helena Singer (2019), de Aprender em comunidade de José Pacheco (2014) . Nas concepções de educação Paulo Freire (2015) e na produção de comunicação conceitos sobre educomunicação em Gracia Lopes Lima (2009) e Mario Kaplún (2002). Sobre critérios e instrumentos de avaliação em Celso Vasconcellos (2006). A metodologia utilizada foi a Pesquisa-ação segundo Michel Thiollent (1986) e David Tripp (2005). | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online (116 p.) : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Escolas de tempo integral | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental - Escolas públicas | pt_BR |
dc.subject | Gestão democrática - Escolas publicas | pt_BR |
dc.subject | Educação de crianças | pt_BR |
dc.title | Peripécias discentes na travessia docente | pt_BR |
dc.type | TCC Especialização Digital | pt_BR |