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dc.contributor.advisorQuadros, Cláudia Irene de, 1968-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Relações Públicaspt_BR
dc.creatorKulak, Laura Mellopt_BR
dc.date.accessioned2023-04-13T16:50:42Z
dc.date.available2023-04-13T16:50:42Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/82027
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Claudia Irene de Quadrospt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Relações Públicaspt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O objetivo desta monografia é analisar a forma como os estudantes recémingressos em cursos de Relações Públicas no país percebem e escolhem a profissão, a fim de realizar uma reflexão acerca do reconhecimento das Relações Públicas no Brasil. Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica de obras que investigam a história da profissão e a definição de suas atividades, especificamente, as de Oliveira (2010), Dantas (2016) e Grohs (2019); assim como uma pesquisa exploratória com os graduandos no primeiro ano de curso, com o intuito de obter dados a respeito das percepções dos alunos acerca dessa atividade. A pesquisa Survey foi divulgada em perfis de redes sociais que debatem a profissão de relações públicas para e com estudantes. A partir dos resultados encontrados na pesquisa, foram então realizadas 5 entrevistas com estudantes selecionados em várias partes do país e de diferentes instituições. Há mais de 50 anos de distância da regulamentação da profissão de Relações Públicas por meio da Lei Nº5377, de 1967, procuramos saber como os calouros que decidiram seguir essa carreira a compreendem. A bibliografia da área, normalmente, observa que a profissão não é reconhecida, considerando que muitos profissionais não são contratados como relações-públicas e sim como Gerente de Marketing Digital, Coordenadora da Gestão de Comunicação e Marketing, Analista de Marketing, entre outros (VOLTOLINI, 2021). No entanto, o conteúdo sobre a profissão de relações públicas nos meios digitais se intensificou nas últimas décadas. A partir da questão problema (de que forma os calouros de Relações Públicas de diferentes partes dos Brasil compreendem a profissão que decidiram seguir?) fizemos vários movimentos teórico-metodológicos para encontrar os resultados. Ao fim da pesquisa, os resultados apontaram o desconhecimento da profissão, por parte dos estudantes, até muito pouco antes do início da graduação, assim como para dificuldades em entender e explicar o que faz um RP. Diante disso, entende-se que exista uma lacuna na forma como a profissão é representada e entendida, hoje, no senso comum – o que corrobora as dificuldades citadaspt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectRelações públicaspt_BR
dc.subjectOrientação profissionalpt_BR
dc.subjectVestibulandospt_BR
dc.subjectEstudantespt_BR
dc.titleVou ser relações públicas : percepções de estudantes brasileirospt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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