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    Vou ser relações públicas : percepções de estudantes brasileiros

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    R_G_LAURA_MELLO_KULAK.pdf (2.488Mb)
    Data
    2023
    Autor
    Kulak, Laura Mello
    Metadata
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    Resumo
    Resumo : O objetivo desta monografia é analisar a forma como os estudantes recémingressos em cursos de Relações Públicas no país percebem e escolhem a profissão, a fim de realizar uma reflexão acerca do reconhecimento das Relações Públicas no Brasil. Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica de obras que investigam a história da profissão e a definição de suas atividades, especificamente, as de Oliveira (2010), Dantas (2016) e Grohs (2019); assim como uma pesquisa exploratória com os graduandos no primeiro ano de curso, com o intuito de obter dados a respeito das percepções dos alunos acerca dessa atividade. A pesquisa Survey foi divulgada em perfis de redes sociais que debatem a profissão de relações públicas para e com estudantes. A partir dos resultados encontrados na pesquisa, foram então realizadas 5 entrevistas com estudantes selecionados em várias partes do país e de diferentes instituições. Há mais de 50 anos de distância da regulamentação da profissão de Relações Públicas por meio da Lei Nº5377, de 1967, procuramos saber como os calouros que decidiram seguir essa carreira a compreendem. A bibliografia da área, normalmente, observa que a profissão não é reconhecida, considerando que muitos profissionais não são contratados como relações-públicas e sim como Gerente de Marketing Digital, Coordenadora da Gestão de Comunicação e Marketing, Analista de Marketing, entre outros (VOLTOLINI, 2021). No entanto, o conteúdo sobre a profissão de relações públicas nos meios digitais se intensificou nas últimas décadas. A partir da questão problema (de que forma os calouros de Relações Públicas de diferentes partes dos Brasil compreendem a profissão que decidiram seguir?) fizemos vários movimentos teórico-metodológicos para encontrar os resultados. Ao fim da pesquisa, os resultados apontaram o desconhecimento da profissão, por parte dos estudantes, até muito pouco antes do início da graduação, assim como para dificuldades em entender e explicar o que faz um RP. Diante disso, entende-se que exista uma lacuna na forma como a profissão é representada e entendida, hoje, no senso comum – o que corrobora as dificuldades citadas
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/82027
    Collections
    • Relações Públicas [362]

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