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    "Na linha de frente, mas não nas primeiras páginas" : ciberativismo e representação midiática de crianças e adolescentes, os casos de Greta Thunberg e Vanessa Nakate

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    R_G_FERNANDA_PASSOS_MARTINS.pdf (5.492Mb)
    Date
    2023
    Author
    Martins, Fernanda Passos
    Metadata
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    Abstract
    Resumo : O presente trabalho aborda o tema do engajamento político e social das crianças e adolescentes em causas e movimentos de ativismo em redes sociais. A emergência de novos meios de comunicação no ciberespaço e um maior entendimento acerca do crescente acesso às tecnologias da informação e da comunicação possibilitam discussões para compreender as novas formas de ativismo infanto-juvenil. A partir desta perspectiva, foram pesquisadas a participação e o envolvimento histórico de crianças e adolescentes em diferentes causas, até sua mobilização recente em torno da causa da mudança climática. À medida que a participação das crianças e adolescentes em assuntos e causas de seu interesse é facilitada pelo seu acesso à internet, é relevante entender como essa participação ocorre e repercute de formas diferentes em espaços, não apenas geográficos, mas políticos, como Norte e Sul. Para isso, foi realizada uma análise das redes sociais de duas jovens ativistas climáticas, Greta Thunberg e Vanessa Nakate, nascidas na Suécia e na Uganda, respectivamente. Os principais conteúdos analisados, em uma metodologia de estudo qualitativa, foram os textos, fotos, hashtags, vídeos e legendas de perfis de Twitter e Instagram. As atividades, em forma de curtidas, comentários, interações e retweets, servem como medidas de ressonância do conteúdo publicado. Este estudo visa compreender como crianças e adolescentes de diferentes localizações geográficas fazem uso do ciberespaço e das novas mídias para expressar suas visões buscando se inserir no cenário da política internacional, ambiente em que foram tradicionalmente excluídas e invisibilizadas. Greta e Vanessa, ambas mulheres jovens ativistas, se utilizam das redes para alcançar espaço e visibilidade em assuntos em que não são tradicionalmente abertos à participação infantojuvenil
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/82026
    Collections
    • Publicidade e Propaganda [357]

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