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dc.contributor.advisorKuenzer, Acácia Zeneidapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.creatorMariano, Carlos Henriquept_BR
dc.date.accessioned2023-04-13T19:51:44Z
dc.date.available2023-04-13T19:51:44Z
dc.date.issued1999pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/82024
dc.descriptionOrientadora: Prof.ª Acácia Z. Kuenzerpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 162-167pt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho procura analisar as influências provocadas na organização dos conteúdos e da própria estrutura da escola profissionalizante frente às demandas das políticas neoliberais tomadas por nosso país e do desenvolvimento científico e tecnológico apropriado pelo modo capitalista de produção nos tempos de reestruturação produtiva do final deste século. A análise parte da evolução da eletricidade como ciência, da sua transformação em produto e insumo industrial, que veio a demandar um novo tipo de habilitação técnica, surgindo desta maneira o engenheiro e o técnico eletricista. Técnicos estes, que ao longo de sua história se destinaram, respectivamente, à concepção e controle de processos, e à manutenção e operação de sistemas, caracterizando a separação entre o pensar e fazer, fruto da divisão do trabalho produzida pelo modo capitalista de produção, muito bem caracterizado pela organização Fordista/Taylorista. Observou-se na pesquisa de campo, os efeitos da reestruturação produtiva, evidenciada por operações e atitudes gerenciais flexíveis, viabilizadas por um enorme desenvolvimento da eletricidade em forma de várias eletrotecnologias destacando-se a automatização industrial, a robótica, a microeletrônica, iluminação artificial, tração elétrica, informática dentre outras. Estudou-se, também, a formação da profissão do técnico eletrotécnico e como sua ocupação na área de manutenção elétrica industrial está se transformando pelo impacto das novas eletrotecnologias, com base na automação industrial. Como também, a trajetória da técnica, da ciência e da tecnologia na organização produtiva e, bem como, a relação, delas com a educação profissional através de uma análise das possibilidades da escola unitária como modelo mais adequado de organização educacional para a preparação dos jovens para o mundo do trabalho contemporâneo. E neste contexto apontou-se alguns descaminhos estabelecidos pelo decreto 2208/97 para a educação profissional brasileira, que recupera a dicotomia histórica entre a teoria e o fazer. Assim, se procurou captar no momento de transição da educação brasileira, algumas incertezas oriundas da adoção de políticas alinhadas com interesses não nacionais, que poderão contribuir pelo permanente estado de subordinação tecnológica de nosso país. E, por fim, realizou-se uma breve análise da transição pela qual o CEFET-PR está passando, quando da instalação dos cursos superiores de tecnologia. Que poderão representar uma real possibilidade de revisão de suas práticas tecnicistas de ensino, apontando para uma possível superação do tecnicismo pela educação que integre duas dimensões distintas: a tecnologia e o humanismo. E, tais dimensões somente poderão se tornar aplicáveis quando' verdadeiramente se consolidar um plano nacional de educação tendo como pressupostos "educação, democracia e qualidade social" (II CONED, 1997).pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The present work tries to analyze the influences provoked in the organization of the contents and of the own structure of the school vocational front to the demands of the neoliberal politics taken by our country and of the scientific and technological development appropriate for the capitalist way of production in the times of productive restructuring of the end of this century. The analysis leaves of the evolution of the electricity as science, of your transformation in product and industrial input, that it came to demand a new type of technical qualification, appearing of this sorts out the engineer and the electrical technician. Technicians these, that along your history they were destined, respectively, to the conception and control of processes, and to the maintenance and operation of systems, characterizing the separation among the to think and to do, fruit of the division of the work produced by the capitalist way of production, very well characterized by the organization Fordista/Taylorista. We witnessed, in the field research, the effects of the productive restructuring in the industry of the end of the century based on operations and flexible managerial attitudes, made possible by an enormous development of the electricity in form of several eletrotecnologias standing out the industrial automation, the robotics, the microeletrônica, artificial illumination, electric traction, computer science among others. We studied, also, the formation of the profession of the technician eletrotécnico and as your occupation in the area of industrial electric maintenance is transforming if for the impact of the new eletrotecnologias, with base in the industrial automation. In the sequence, we illustrated the path of the technique, of the science and of the technology in the productive organization and, as well as, their relationship with the professional education. .We characterized the unitary school as appropriate model of educational organization for the youths' preparation for the world of the modern work. We pointed the established descaminho for the ordinance 2208/97 for the Brazilian professional education, that recovers the historical dicotomia among the theory and doing. Like this, we tried to capture the moment of transition of the Brazilian education, pointing some uncertainties originating from of the adoption of aligned politics with interests non-national, that can contribute for the permanent state of technological subordination of our country. And, finally, we accomplished a small analysis of the transition for the which CEFET-PR is passing, when of the installation of the technology universities. That they can represent a real possibility of revision of traditionalistic practices of teaching, taking us the "superação" of the "tecnicismo" for the education that integrates two different dimensions: the technology and the humanism. And, such dimensions will only be able to become applicable when we truly assume the educational dimension of the work processes, assimilating, with reservations, some dynamics and own demands of the great speed of adoption of the science and of new technologies in the productive way.pt_BR
dc.format.extentxii, 199 f. : il., grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectEnsino técnicopt_BR
dc.subjectEnsino profissionalpt_BR
dc.subjectEletrotecnica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectRedação acadêmicapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleDa educação profissional para a educação tecnológica : um estudo do curso de Eletrotécnica do CEFET-PRpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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