Ecoformação e transdisciplinaridade : uma reflexão sobre o projeto mais participação e agroecologia na E.T.I. professor Fidêncio Bogo
Resumo
Resumo: A reflexão sobre as práticas educativas e sociais, em um contexto marcado pela degradação permanente do meio ambiente e do seu ecossistema, pela busca pela melhoria da qualidade da educação e da vida, cria uma necessária articulação com a produção de sentidos sobre a a educação que temos. A ecoformação e a transdisciplinaridade configuram-se como caminhos possíveis para uma transição pardigmática, reforma do pensamento e transformações significativas em contextos educacionais, sociais, políticos, econômicos, dentre outros envolvendo um conjunto de atores do universo educativo, potencializando o envolvimento dos diversos sistemas de conhecimento, a capacitação de de membros da comunidade escolar e local. O desafio que se coloca é de pensar e fazer uma educação que seja crítica, participativa, democrática, humanizadora e inovadora em níveis formais e/ou não formais. Assim, ela deve ser acima de tudo um ato político voltado para a transformação social. O seu enfoque deve buscar uma perspectiva transdisciplinar e ecoformadora tendo como referência a tríade da vida (homem-sociedade-natureza).