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dc.contributor.advisorCarvalho, Alaor de, 1974-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educaçãopt_BR
dc.creatorGóes, Solange de Fátima Meirapt_BR
dc.date.accessioned2023-04-05T21:34:36Z
dc.date.available2023-04-05T21:34:36Z
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/81892
dc.descriptionOrientador: Alaor de Carvalhopt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educaçãopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho de conclusão tem como objetivo apresentar um relato de experiência vivida por alguns estudantes secundaristas vinculados ao Centro Estadual de Educação Profissional de Ponta Grossa (CEEPPG), cujo objeto de estudo foi elaborado, discutido e executado, durante todo o processo de (in)formação do Curso de Pós-Graduação em Alternativas para uma Nova Educação (Ane), do Setor Litoral da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Para tanto, o fio condutor do projeto foi possibilitar o desenvolvimento de metodologias e oportunidades que ampliassem as condições de participação e assegurassem pluralidade de manifestação das(os) estudantes, e que todos se tornassem protagonistas e agentes de transformações na luta pelo rompimento de uma educação antidemocrática. O projeto oportunizou a criação de espaços para encontros, discussões e formações - sobre variadas temáticas – que foram organizadas de acordo com as necessidades exigidas da realidade deles. Diante dessa movimentação ocorreu a retomada do grêmio estudantil 2022 do CEEPPG, e surgiu a ideia pelas(os) participantes do grêmio, a criação de um documentário, registrando todas as etapas ocorridas no colégio, desde as formações e discussões, a assembleia, as articulações e formações das chapas, campanha eleitoral e as eleições. Após o encerramento do processo eleitoral, foram feitas entrevistas de avaliações sobre todo o processo de movimentação estudantil no colégio com alunas (os), professoras(es), inspetoras(es), formadoras(es), que fizeram parte desse processo. Tal envolvimento nos trazem o verdadeiro sentido de uma escola democrática, participativa, engajada e militante, onde estudantes, professoras(es) e trabalhadoras(es) da educação estão construindo uma educação juntos.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online (8 p.) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectGestão democrática da educaçãopt_BR
dc.subjectMilitancia estudantil - Brasilpt_BR
dc.subjectAssociações estudantispt_BR
dc.titleComo estimular a participação militante dos estudantes na escola?pt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


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