dc.contributor.advisor | Carvalho, Alaor de, 1974- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação | pt_BR |
dc.creator | Góes, Solange de Fátima Meira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-04-05T21:34:36Z | |
dc.date.available | 2023-04-05T21:34:36Z | |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/81892 | |
dc.description | Orientador: Alaor de Carvalho | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Este trabalho de conclusão tem como objetivo apresentar um relato de experiência vivida por alguns estudantes secundaristas vinculados ao Centro Estadual de Educação Profissional de Ponta Grossa (CEEPPG), cujo objeto de estudo foi elaborado, discutido e executado, durante todo o processo de (in)formação do Curso de Pós-Graduação em Alternativas para uma Nova Educação (Ane), do Setor Litoral da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Para tanto, o fio condutor do projeto foi possibilitar o desenvolvimento de metodologias e oportunidades que ampliassem as condições de participação e assegurassem pluralidade de manifestação das(os) estudantes, e que todos se tornassem protagonistas e agentes de transformações na luta pelo rompimento de uma educação antidemocrática. O projeto oportunizou a criação de espaços para encontros, discussões e formações - sobre variadas temáticas – que foram organizadas de acordo com as necessidades exigidas da realidade deles. Diante dessa movimentação ocorreu a retomada do grêmio estudantil 2022 do CEEPPG, e surgiu a ideia pelas(os) participantes do grêmio, a criação de um documentário, registrando todas as etapas ocorridas no colégio, desde as formações e discussões, a assembleia, as articulações e formações das chapas, campanha eleitoral e as eleições. Após o encerramento do processo eleitoral, foram feitas entrevistas de avaliações sobre todo o processo de movimentação estudantil no colégio com alunas (os), professoras(es), inspetoras(es), formadoras(es), que fizeram parte desse processo. Tal envolvimento nos trazem o verdadeiro sentido de uma escola democrática, participativa, engajada e militante, onde estudantes, professoras(es) e trabalhadoras(es) da educação estão construindo uma educação juntos. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online (8 p.) : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Gestão democrática da educação | pt_BR |
dc.subject | Militancia estudantil - Brasil | pt_BR |
dc.subject | Associações estudantis | pt_BR |
dc.title | Como estimular a participação militante dos estudantes na escola? | pt_BR |
dc.type | TCC Especialização Digital | pt_BR |