• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Alternativas para uma nova educação
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Alternativas para uma nova educação
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Como estimular a participação militante dos estudantes na escola?

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R-E-SOLANGE-DE-FATIMA-MEIRA-GOES.pdf (530.1Kb)
    Data
    2022
    Autor
    Góes, Solange de Fátima Meira
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Este trabalho de conclusão tem como objetivo apresentar um relato de experiência vivida por alguns estudantes secundaristas vinculados ao Centro Estadual de Educação Profissional de Ponta Grossa (CEEPPG), cujo objeto de estudo foi elaborado, discutido e executado, durante todo o processo de (in)formação do Curso de Pós-Graduação em Alternativas para uma Nova Educação (Ane), do Setor Litoral da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Para tanto, o fio condutor do projeto foi possibilitar o desenvolvimento de metodologias e oportunidades que ampliassem as condições de participação e assegurassem pluralidade de manifestação das(os) estudantes, e que todos se tornassem protagonistas e agentes de transformações na luta pelo rompimento de uma educação antidemocrática. O projeto oportunizou a criação de espaços para encontros, discussões e formações - sobre variadas temáticas – que foram organizadas de acordo com as necessidades exigidas da realidade deles. Diante dessa movimentação ocorreu a retomada do grêmio estudantil 2022 do CEEPPG, e surgiu a ideia pelas(os) participantes do grêmio, a criação de um documentário, registrando todas as etapas ocorridas no colégio, desde as formações e discussões, a assembleia, as articulações e formações das chapas, campanha eleitoral e as eleições. Após o encerramento do processo eleitoral, foram feitas entrevistas de avaliações sobre todo o processo de movimentação estudantil no colégio com alunas (os), professoras(es), inspetoras(es), formadoras(es), que fizeram parte desse processo. Tal envolvimento nos trazem o verdadeiro sentido de uma escola democrática, participativa, engajada e militante, onde estudantes, professoras(es) e trabalhadoras(es) da educação estão construindo uma educação juntos.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/81892
    Collections
    • Alternativas para uma nova educação [198]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV