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    Processos educacionais na reinserção do servidor público federal : um olhar da terapia ocupacional

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    R - D - ALCIONE BATISTA LEITE.pdf (2.440Mb)
    Data
    2023
    Autor
    Leite, Alcione Batista
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: O retorno ao trabalho após acometimento de doença, seja física ou mental, é um processo desafiador e complexo, exige atuação de serviços para além do setor de saúde. Na Universidade Federal do Paraná (UFPR) o acompanhamento acontece através do Programa de Reinserção Funcional da Seção de Avaliação e Perícia de Saúde. A dinâmica desse Programa se dá através do resgate da capacidade laborativa residual, ou seja, os procedimentos voltados para reeducação funcional do servidor e promoção de saúde no ambiente do trabalho. Utilizamos como base as teorias clássicas de Dejours (2005, 2006, 2007 e 2017), Marx (1983) e Vigostski (1978). O objetivo geral deste estudo foi caracterizar as contribuições dos processos educacionais na Reinserção Funcional dos servidores da UFPR com restrição laboral na visão da Terapia Ocupacional. Os participantes nesse processo foram: servidores públicos da UFPR (técnicos administrativos educacionais e docentes); chefias/supervisores que recebem esses servidores em seus postos de trabalho; os profissionais técnicos da Reinserção Funcional. Esse estudo caracteriza-se pelo enfoque qualitativo, do tipo exploratório e descritivo, realizado em duas fases, uma com foco documental e outra com realização de entrevistas semiestruturadas. Os dados foram analisados através da análise de conteúdo de Bardin. As duas fases foram interligadas, essa combinação permite uma ampla compreensão do problema pesquisado. Os resultados apontaram em concordância com os estudos teóricos que os processos educacionais presentes ou necessários no retorno ao trabalho incluem: educação continuada para os profissionais de reinserção ao trabalho; treinamento educacional para os empregadores; intervenção educacional para os servidores para o retorno ao trabalho.
     
    Abstract: The return to work after illness, whether physical or mental, is a challenging and complex process, requiring action from services beyond the health sector. At the Federal University of Paraná (UFPR) monitoring takes place through the Functional Reinsertion Program of the Health Assessment and Expertise Section. The dynamics of this Program takes place through the recovery of residual work capacity, that is, procedures aimed at the functional re-education of the server and health promotion in the work environment. We used as a basis the classical theories of Dejours (2005, 2006, 2007 and 2017), Marx (1983) and Vigostski (1978). The general objective of this study was to characterize the contributions of educational processes in the Functional Reinsertion of UFPR servers with labor restriction in the view of Occupational Therapy. The participants in this process were: UFPR civil servants (educational administrative technicians and professors); managers/supervisors who receive these servants at their jobs; the technical professionals of Functional Reinsertion. This study is characterized by a qualitative, exploratory and descriptive approach, carried out in two phases, one with a documentary focus and the other with semi-structured interviews. Data were analyzed using Bardin's content analysis. The two phases were interconnected, this combination allows a broad understanding of the researched problem. The results showed, in agreement with the theoretical studies, that the educational processes present or necessary in the return to work include: continuing education for the professionals of reinsertion to work; educational training for employers; educational intervention for servers to return to work.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/81826
    Collections
    • Dissertações [1017]

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