dc.contributor.advisor | Cavallet, Susan Regina Raittz, 1955- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação | pt_BR |
dc.creator | Bouças, Sandra Regina da Silva Brugnoli | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-04-03T20:58:34Z | |
dc.date.available | 2023-04-03T20:58:34Z | |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/81820 | |
dc.description | Orientadora: Susan Regina Raittz Cavallet | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: EnzOn: Relato das andanças de um bando em seu cotidiano é a materialização em revista interativa, estabelecida durante o período da Especialização em Alternativas para uma Nova Educação, de uma metáfora que representa a sistematização de vivências compartilhadas, estudos e muitas conversas e parcerias e conta um pouco de um percurso Educativo Chamado "Projeto da Escola" EMEF Professor Enzo Antonio Silvestrin, localizadas em São Paulo (SP) em um período de aproximadamente seis anos. Tem um apelo ao resgate da potência em cada ser — experienciando; expandindo, encontrando-se e perdendo-se; compreendendo realizações, lutas, paixões; ocupando um lugar na história e resistindo nos espaços e tempos; juntos, participando, pensando, repensando; em síntese, decolonizando o cotidiano da escola e das práticas educativas. Os caminhos tecidos nos percursos formativos constitutivos da escola, com muita conversa, alimentados pela escuta de todas as pessoas que a fazem e vivem e com aprofundamento da conceituação da decolonização foram vivenciados no cotidiano por meio de tempos e espaços, construídos coletivamente e nomeados em grandes eixos como: genealogias outras; construção do conhecimento em lugar; lugar outro de pensamento e ação. No aprofundamento dos conceitos de decolonização, ecoam-se vozes de Paulo Freire, Isabel, Cunha, Catherine Walsh, Anibal Quijano e Zuma Palermo. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online (75 p.) : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Educação - Experiências | pt_BR |
dc.subject | Gestão educacional | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.title | ENZON : relatos das andanças de um bando em seu cotidiano | pt_BR |
dc.type | TCC Especialização Digital | pt_BR |