dc.contributor.advisor | Mengarelli, Rodrigo Rosi, 1980- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação | pt_BR |
dc.creator | Fernandez, Paula Jorgelina | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-04-03T16:35:13Z | |
dc.date.available | 2023-04-03T16:35:13Z | |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/81801 | |
dc.description | Orientador: Rodrigo Rosi Mengarelli | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Após o isolamento imposto pela pandemia, o cenário escolar presencial foi apresentado de uma forma nova e complexa. Vimos a necessidade de intervir de forma inédita, propondo a partir da prática e também da teoria, algumas informações e conhecimentos sobre o que é uma escola democrática e uma aprendizagem alternativa. Cada acontecimento serviu de sustento, vimos que algumas práticas da pandemia, somadas a alguns discursos que circulavam na cultura, tendiam ao abandono da construção coletiva, à valorização das liberdades individuais em detrimento da lógica do contrato social. Uma das instâncias que propusemos como estratégia para retornar a um espírito de construção coletiva, reconectar-se com educações alternativas, colocar em pauta um diálogo sobre educação, foi a estreia do filme: A la porsuite de mes reves, documentário que a cineasta Florie Berrehar vinha produzindo há quatro anos, onde aparece a história de uma graduada de La Cecilia e com a qual ela tenta responder a partir dos depoimentos, o que acontece com a vida após a escolarização democrática com os jovens que ali desenvolvem. Muitos novos tópicos foram levantados para continuarmos trabalhando e pesquisando juntos. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online (21 p.) : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Isolamento social | pt_BR |
dc.subject | Pandemias | pt_BR |
dc.subject | Gestão democrática da educação | pt_BR |
dc.subject | Crítica cinematográfica | pt_BR |
dc.title | A educação como transformação : gestando a reflexão crítica | pt_BR |
dc.type | TCC Especialização Digital | pt_BR |