Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMengarelli, Rodrigo Rosi, 1980-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educaçãopt_BR
dc.creatorFernandez, Paula Jorgelinapt_BR
dc.date.accessioned2023-04-03T16:35:13Z
dc.date.available2023-04-03T16:35:13Z
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/81801
dc.descriptionOrientador: Rodrigo Rosi Mengarellipt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educaçãopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Após o isolamento imposto pela pandemia, o cenário escolar presencial foi apresentado de uma forma nova e complexa. Vimos a necessidade de intervir de forma inédita, propondo a partir da prática e também da teoria, algumas informações e conhecimentos sobre o que é uma escola democrática e uma aprendizagem alternativa. Cada acontecimento serviu de sustento, vimos que algumas práticas da pandemia, somadas a alguns discursos que circulavam na cultura, tendiam ao abandono da construção coletiva, à valorização das liberdades individuais em detrimento da lógica do contrato social. Uma das instâncias que propusemos como estratégia para retornar a um espírito de construção coletiva, reconectar-se com educações alternativas, colocar em pauta um diálogo sobre educação, foi a estreia do filme: A la porsuite de mes reves, documentário que a cineasta Florie Berrehar vinha produzindo há quatro anos, onde aparece a história de uma graduada de La Cecilia e com a qual ela tenta responder a partir dos depoimentos, o que acontece com a vida após a escolarização democrática com os jovens que ali desenvolvem. Muitos novos tópicos foram levantados para continuarmos trabalhando e pesquisando juntos.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online (21 p.) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectIsolamento socialpt_BR
dc.subjectPandemiaspt_BR
dc.subjectGestão democrática da educaçãopt_BR
dc.subjectCrítica cinematográficapt_BR
dc.titleA educação como transformação : gestando a reflexão críticapt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples