A educação como transformação : gestando a reflexão crítica
Resumo
Resumo: Após o isolamento imposto pela pandemia, o cenário escolar presencial foi apresentado de uma forma nova e complexa. Vimos a necessidade de intervir de forma inédita, propondo a partir da prática e também da teoria, algumas informações e conhecimentos sobre o que é uma escola democrática e uma aprendizagem alternativa. Cada acontecimento serviu de sustento, vimos que algumas práticas da pandemia, somadas a alguns discursos que circulavam na cultura, tendiam ao abandono da construção coletiva, à valorização das liberdades individuais em detrimento da lógica do contrato social. Uma das instâncias que propusemos como estratégia para retornar a um espírito de construção coletiva, reconectar-se com educações alternativas, colocar em pauta um diálogo sobre educação, foi a estreia do filme: A la porsuite de mes reves, documentário que a cineasta Florie Berrehar vinha produzindo há quatro anos, onde aparece a história de uma graduada de La Cecilia e com a qual ela tenta responder a partir dos depoimentos, o que acontece com a vida após a escolarização democrática com os jovens que ali desenvolvem. Muitos novos tópicos foram levantados para continuarmos trabalhando e pesquisando juntos.