Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorWelters, Angela, 1970-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicaspt_BR
dc.creatorReikdal, Thais Andressapt_BR
dc.date.accessioned2023-03-29T19:34:08Z
dc.date.available2023-03-29T19:34:08Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/81769
dc.descriptionOrientador: Profa. Dra. Angela Welterspt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências Econômicaspt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : A teoria neoclássica do consumidor assume que o indivíduo toma decisões de forma racional e baseada em suas preferências previamente estabelecidas, buscando a maximização de sua utilidade, sem que fatores cognitivo e/ou emocional sejam relevantes para o estudo das decisões. Contudo, uma teoria do consumir alternativa tem se fortalecido ao longo do século XX com o surgimento da economia comportamental, que busca entender a mente do consumidor e como os estímulos cognitivos, emoções e sentimentos influenciam suas decisões. Estudos sobre a racionalidade limitada, a teoria das heurísticas e vieses, a teoria dos prospectos e nudges enfatizam conceitos relevantes da economia comportamental para o entendimento do comportamento do consumidor. Políticas públicas baseadas em nudges podem contribuir para o bem-estar geral, já que a tomada de decisão e escolhas individuais tendem a ser viesadas. O objetivo deste trabalho é entender como conceitos da economia comportamental contribuem para uma teoria do consumidor e, principalmente, como os nudges através da ciência comportamental podem ser aplicados na formulação de boas políticas públicas.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEconomia - Aspectos psicológicospt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectPolítica públicapt_BR
dc.titleNudges e políticas públicas : uma revisão da teoria do consumidor neoclássica pela economia comportamentalpt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples