Nudges e políticas públicas : uma revisão da teoria do consumidor neoclássica pela economia comportamental
Resumo
Resumo : A teoria neoclássica do consumidor assume que o indivíduo toma decisões de forma racional e baseada em suas preferências previamente estabelecidas, buscando a maximização de sua utilidade, sem que fatores cognitivo e/ou emocional sejam relevantes para o estudo das decisões. Contudo, uma teoria do consumir alternativa tem se fortalecido ao longo do século XX com o surgimento da economia comportamental, que busca entender a mente do consumidor e como os estímulos cognitivos, emoções e sentimentos influenciam suas decisões. Estudos sobre a racionalidade limitada, a teoria das heurísticas e vieses, a teoria dos prospectos e nudges enfatizam conceitos relevantes da economia comportamental para o entendimento do comportamento do consumidor. Políticas públicas baseadas em nudges podem contribuir para o bem-estar geral, já que a tomada de decisão e escolhas individuais tendem a ser viesadas. O objetivo deste trabalho é entender como conceitos da economia comportamental contribuem para uma teoria do consumidor e, principalmente, como os nudges através da ciência comportamental podem ser aplicados na formulação de boas políticas públicas.
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- Ciências Econômicas [2072]