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dc.contributor.advisorOlmo, Francisco Javier Calvo del, 1986-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.creatorMenegatti, Brígida Adelept_BR
dc.date.accessioned2023-03-27T14:32:50Z
dc.date.available2023-03-27T14:32:50Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/81694
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Francisco Javier Calvo del Olmopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 13/02/2023pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 180-189pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Estudos Linguísticospt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho teve como objetivo formular um material didático (MD) com a proposta de sensibilizar falantes de português à língua e à cultura sarda por meio das abordagens plurais (CANDELIER et al., 2012), o despertar para as línguas e a intercompreensão em línguas românicas (ESCUDÉ; OLMO, 2019). A língua sarda é uma língua minoritária histórica falada na região italiana da Sardenha e tutelada pela lei italiana 482 de 15 de dezembro de 1999 (ITÁLIA, 1999). Esta é uma pesquisa qualitativa com uma primeira etapa composta a partir do panorama da história linguística da Sardenha, com o escopo de compreender a formação da língua sarda (INGRASSIA; FERRER, 2009; WAGNER, 2001), e uma segunda etapa composta pela explanação da elaboração e análise do MD, que foi aplicado em dois diferentes contextos: na disciplina HE1124 – Dialetologia italiana, uma optativa do curso de Letras da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e no Curso Livre – O despertar para a língua e a cultura sarda, promovido pelo programa de Pós-Graduação de Letras da UFPR, em 2021. Resultou, desta forma, em um MD com 6 unidades didáticas, também chamadas Letziones (em sardo). O MD é destinado a graduandos da faculdade de Letras, em especial aos alunos de Letras Italiano, a estudantes de língua italiana de escolas particulares e a comunidade em geral que se interessem pelas culturas do território italiano. Destina-se também a professores de línguas românicas e de outras disciplinas que tenham interesse em compartilhar conhecimentos multilíngues e multiculturais. Conclui-se que o MD tem o potencial de aproximar falantes da língua portuguesa à diversidade linguística presente na Sardenha e, visto che as abordagens plurais consideram o repertório do aluno, propõe também uma reflexão sobre a própria cultura, possibilitanto o desenvolvimento de um novo olhar sobre as línguas em geral e, sobretudo, sobre a língua de origem do aluno.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The presente work aimed to formulate a didactic material (DM) with the proposal to sensitize Portuguese speakers to the Sardinian language and culture through plural approaches (CANDELIER et al, 2012), the awakening to the languages and the intercomprehension among Romance languages (ESCUDÉ; OLMO, 2019). The Sardinian language is a historical minority language spoken in the Italian region of Sardinia and protected by Italian Law 482 of December 15, 1999 (ITÁLIA, 1999). It is a qualitative research with a first stage composed from the panorama of the linguistic history of Sardinia, with the scope of understanding the formation of the Sardinian language (INGRASSIA; FERRER, 2009; WAGNER, 2001), and a second stage coposed by the explanation of the elaboration and analysis of the DM, which was applied in two differente contexts: in the discipline HE1124 – Italian Dialectology, an elective of the Letters course at the Federal University of Paraná (UFPR) and in the Free Course – The awakening to the Sardinian language and culture, promoted by UFPR’s Pos-Graduated Program of Letters, in 2021. This resulted in a DM with 6 didactic units, also called Letziones (in Sardinian). The DM is aimed at graduates of the Faculty of Letters, in particular for students for students of Italian Language, italian language students from private schools and the community in general who are interested in the cultures of the Italian territory. It is also aimed at teachers of Romance languages and other subjects who are interested in sharing multilingual and multicultural knowledge. It is concluded that the DM has the potential to bring Portuguese speakers closer to the linguistic diversity presente in Sardinia and, since plural approaches consider the student’s repertoire, it also proposes a reflection on the culture itself, enabling the development of new look at languages in general and, above all, at the student’s native language.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.subjectLinguas romanicaspt_BR
dc.subjectLingua italianapt_BR
dc.subjectLetraspt_BR
dc.titleSardu de totus : o despertar para a língua e a cultura sarda como potencial didático através da intercompreensãopt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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