dc.contributor.advisor | Godoy, Elenilton Vieira, 1973- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.creator | Furtoso, Gustavo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-05-31T14:43:59Z | |
dc.date.available | 2023-05-31T14:43:59Z | |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/81684 | |
dc.description | Orientador: Prof. Dr. Elenilton Vieira Godoy | pt_BR |
dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 08/03/2022 | pt_BR |
dc.description | Inclui referências: p. 156-163 | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: A presente pesquisa insere-se na linha de Cultura, Escola e Processos Formativos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e tem como objetivo geral teorizar sobre a socioeducação, os discursos, a linguagem, a ideologia, ou seja, os sentidos da socioeducação, os elementos da constituição dos seus sentidos que reverberam nas pesquisas sobre LA. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa insere-se numa abordagem qualitativa e de cunho bibliográfico-documental. Apoiar-se-á na análise do discurso franco-brasileira bem como em intelectuais latino-americanos. O primeiro passo da pesquisa foi compreender o dispositivo analítico e teórico. A socioeducação foi o nosso conceito análise e o domínio simbólico nosso dispositivo teórico-metodológico. Para chegar neles, nos domínios simbólicos, construímos quatro perguntas que chamamos de procedimento analítico que começam nas memórias discursivas da socioeducação, depois pelos efeitos de paráfrase e polissemia, em seguida pelo discurso do inconsciente, às ideologias. Na sequência, analisamos um material da socioeducação publicado pelo Estado do Paraná. Após isso, junto ao Banco de Teses e Dissertações da CAPES com as palavras-chave "Liberdade Assistida", levantamos cento e setenta e nove (179) pesquisas sobre LA das quais analisamos cinco (5) da área da Educação do Estado de São Paulo. Nessa etapa movimentamos a teoria e a prática da Análise do Discurso, chegamos a sentidos da socioeducação como progressão da pena, castigo, oportunidade, perdão, entre outros produzidos por ideologias coloniais (moderna, capitalista, neoliberal, positivista, burguesa, cristã, beligerante) e emancipatórias (socialista, feminista). | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: The present research is part of the Culture, School and Formative Processes in Education line of research of the Postgraduate Program in Education (PPGE) of the Federal University of Paraná (UFPR) and its general objective is to theorize about the socioeducation, the discourses, the language, the ideology, that is, the meanings of socioeducation, that’s elements of the constitution of it's meanings that reverberate in the research on Assisted Freedom (AF). From the methodological point of view, this research is part of a qualitative, bibliographical and documentary approach. It will be based on Franco-Brazilian Discourse Analysis as well as on Latin American intellectuals. The first step of the research was to understand the analytical and theoretical device. Socioeducation was our analytical concept and the symbolic domain our theoretical-methodological device. To get there, in the symbolic domains, we constructed four questions that we called analytical procedure that begins in the discursive memories of socioeducation, then by the effects of paraphrase and polysemy, then by the discourse of the unconscious, the ideologies. In the sequence, we analyze a material of socioeducation published by the State of Paraná. After that, at CAPES's Theses and Dissertations Bank with the key words "Assisted Freedom", we surveyed one hundred and seventy-nine (179) researches on AF from which we analyzed five (5) from the Education area of the State of São Paulo. In this step, we moved the theory and practice of Discourse Analysis, arriving at meanings of socioeducation as progression of punishment, punishment, opportunity, forgiveness, among others produced by colonial ideologies (modern, capitalist, neoliberal, positivist, bourgeois, Christian, belligerent) and emancipatory (socialist, feminist). | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Liberdade assistida | pt_BR |
dc.subject | Socioeducação | pt_BR |
dc.subject | Educaçao - Aspectos sociais | pt_BR |
dc.subject | Distúrbios de conduta em adolescentes - Tratamento | pt_BR |
dc.subject | Educação e Estado | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | Os domínios simbólicos da socioeducação nas pesquisas sobre liberdade assistida | pt_BR |
dc.type | Dissertação Digital | pt_BR |