Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorKnoblauch, Adriane, 1975-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.creatorBaur, Aline Gabrielept_BR
dc.date.accessioned2023-03-10T17:28:06Z
dc.date.available2023-03-10T17:28:06Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/81491
dc.descriptionOrientador: Profa Dra Adriane Knoblauchpt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 36-37pt_BR
dc.description.abstractResumo : O objeto de investigação desse trabalho é a escrita na educação infantil, no qual será analisado o que teoricamente se diz sobre o tema, e análise do discurso de algumas professoras que trabalham em diferentes instituições sobre sua prática pedagógica a respeito da escrita na educação infantil. As referências estudadas para obter uma compreensão sobre uma abordagem adequada da escrita na educação infantil foram: Corsino (2002; 2006a; 2006b), Baptista (2010), as quais apresentam conceitos e diferenciações dos termos alfabetização e letramento; Vygotsty (2007) que nos remete à concepção de linguagem como sociocultural e Ferreiro (1995) que afirma, junto com Vygosty, que a escrita é uma representação da linguagem. Os dados sobre o discurso das professoras à respeito da escrita na educação infantil foram coletados por meio de questionários. Os principais resultados indicam que muitas professoras ainda concebem a educação infantil como uma etapa preparatória para o ensino fundamental e trabalham com a escrita de forma sem significado para as crianças.pt_BR
dc.description.abstractAbstract : This research object is the writing in childhood education, in which will be analyzed what theoretically is said about the subject, and discourse analysis of some teachers that work in different institutions about their teaching practice about handwriting in childhood education. The studied references to get anunderstanding on an appropriate writing approach in childhood education were: Corsino (2002; 2006a; 2006b), Baptista (2010), which presents concepts and differentiations in the terms of literacy and literacy; Vygotsty (2007) brings us to the conception of language as a socio-cultural and Ferreiro (1995) that say,along with Vygosty, that writing is a representation of language. The data on the teachers’ speech about writing in childhood education were collected using questionnaires. The main results indicate that many teachers still understand the childhood education as a preparatory step for the elementary school and work with writing meaningless way for children.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectCrianças - Escritapt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectAprendizagem - Estudo e ensino (Ensino fundamental)pt_BR
dc.titleO lugar da escrita na educação infantil : teoria e práticapt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples