• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Pedagogia
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Pedagogia
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    O lugar da escrita na educação infantil : teoria e prática

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    ALINE GABRIELE BAUR.pdf (351.2Kb)
    Data
    2015
    Autor
    Baur, Aline Gabriele
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : O objeto de investigação desse trabalho é a escrita na educação infantil, no qual será analisado o que teoricamente se diz sobre o tema, e análise do discurso de algumas professoras que trabalham em diferentes instituições sobre sua prática pedagógica a respeito da escrita na educação infantil. As referências estudadas para obter uma compreensão sobre uma abordagem adequada da escrita na educação infantil foram: Corsino (2002; 2006a; 2006b), Baptista (2010), as quais apresentam conceitos e diferenciações dos termos alfabetização e letramento; Vygotsty (2007) que nos remete à concepção de linguagem como sociocultural e Ferreiro (1995) que afirma, junto com Vygosty, que a escrita é uma representação da linguagem. Os dados sobre o discurso das professoras à respeito da escrita na educação infantil foram coletados por meio de questionários. Os principais resultados indicam que muitas professoras ainda concebem a educação infantil como uma etapa preparatória para o ensino fundamental e trabalham com a escrita de forma sem significado para as crianças.
     
    Abstract : This research object is the writing in childhood education, in which will be analyzed what theoretically is said about the subject, and discourse analysis of some teachers that work in different institutions about their teaching practice about handwriting in childhood education. The studied references to get anunderstanding on an appropriate writing approach in childhood education were: Corsino (2002; 2006a; 2006b), Baptista (2010), which presents concepts and differentiations in the terms of literacy and literacy; Vygotsty (2007) brings us to the conception of language as a socio-cultural and Ferreiro (1995) that say,along with Vygosty, that writing is a representation of language. The data on the teachers’ speech about writing in childhood education were collected using questionnaires. The main results indicate that many teachers still understand the childhood education as a preparatory step for the elementary school and work with writing meaningless way for children.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/81491
    Collections
    • Pedagogia [617]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV