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dc.contributor.advisorOliveira, Megg Rayara Gomes de, 1965-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.creatorPortella, Luiz Miguelpt_BR
dc.date.accessioned2023-06-29T18:35:44Z
dc.date.available2023-06-29T18:35:44Z
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/81295
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Megg Rayara Gomes de Oliveirapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 16/12/2022pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 108-111pt_BR
dc.description.abstractResumo: Em grande parte, os estereótipos de masculinidade destacam atributos tidos como biológicos e naturais, o que certificaria a concepção de um padrão de homem, o entendimento de um sujeito universal. O conceito de masculinidade hegemônica destaca a posição de autoridade que esse grupo mantém nas relações de gênero e como a masculinidade construída em volta desta posição central se comporta em relação aos outros tipos de masculinidade, o que podemos chamar de masculinidade periférica. O presente estudo realiza um levantamento de dissertações produzidas em programas de pós-graduação de universidades públicas do Paraná a fim de indagar quais são os discursos sobre masculinidades que predominam na produção do conhecimento no campo da Educação. O período estabelecido para as buscas foram os anos de 2011 a 2021, essa escolha vincula-se com as primeiras orientações e resoluções que tratam da transexualidade nas escolas estaduais do Paraná. Realizou-se um estudo de abordagem quantitativa e qualitativa, combinando diferentes dados com o intuito de gerar resultados complementares e integrar um quadro mais amplo a respeito das produções. Para localizar e categorizar as produções utilizou-se a plataforma online de buscas do Catálogo de Teses e Dissertações CAPES com os descritores "masculinidades", "masculinidade", "homens", "homem", "meninos", "menino", "masculino", "masculinos". Os dados preliminares sugerem que há pouco espaço na produção acadêmica para o debate sobre masculinidades periféricas, quando se trata de trabalhos que concentram sua análise sobre masculinidades de homens trans há uma lacuna que evidencia a importância do fomento neste tipo de estudo no campo da Educação.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: To a large extent, stereotypes of masculinity highlight attributes considered biological and natural, which would certify the conception of a standard of man, the understanding of a universal subject. The concept of hegemonic masculinity highlights the position of authority that this group maintains in gender relations and how the masculinity built around this central position behaves in relation to other types of masculinity, which we can call peripheral masculinity. The present study surveys dissertations produced in postgraduate programs at public universities in Paraná, in order to investigate which are the discourses on masculinities that predominate in the production of knowledge in the field of Education. The period established for the searches were the years 2011 to 2021, this choice is linked to the first guidelines and resolutions dealing with transsexuality in state schools in Paraná. A quantitative and qualitative study was carried out, combining different data with the aim of generating complementary results and integrating a broader picture regarding the productions. To locate and categorize the productions, the online search platform of the Catalog of Theses and Dissertations CAPES was used with the descriptors "masculinities", "masculinity", "men", "man", "boys", "boy", "masculine", "masculine". Preliminary data suggest that there is little space in academic production for the debate on peripheral masculinities, when it comes to works that focus their analysis on masculinities of trans men, there is a gap that highlights the importance of promoting this type of study in the field of Education.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMasculinidade - Educaçãopt_BR
dc.subjectMasculinidade - Relaçõespt_BR
dc.subjectIdentidade de gênero na educaçãopt_BR
dc.subjectEnsino Superior - Pos-graduaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleTendências e perspectivas nas dissertações sobre masculinidades nos programas de pós-graduação em educação das universidades públicas do Paranápt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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