dc.contributor.advisor | Brizolla, Franceli, 1975- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação | pt_BR |
dc.creator | Dalcin, Lucas Fernandes | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-02-17T23:20:08Z | |
dc.date.available | 2023-02-17T23:20:08Z | |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/81229 | |
dc.description | Orientadora: Francéli Brizolla | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: O presente relato tem como objetivo descrever a experiência e a importância da conscientização quanto à inclusão e respeito às pessoas com deficiência por meio da técnica do mangá, com oficinas direcionadas para crianças do 5º ano da Escola Municipal Governador Moisés Lupion, localizada na cidade de Guaratuba – Paraná. O mangá oferece diversas situações para ser utilizado pelo professor, principalmente, sua popularidade e linguagem entre os jovens e crianças e adultos. O fácil acesso a esse material e a variedade de temática auxilia a sua compreensão e o torna uma forma lúdica de ensinar. O trabalho realizado com os mangás na referida escola fez parte da trajetória e experiências vividas por um arte-educador autista durante sua trajetória no curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação (ANE), da Universidade Federal do Paraná - Setor Litoral. Tal formação ocorreu de maio de 2018 a dezembro de 2019. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online (34 p.) : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Histórias em quadrinhos na educação | pt_BR |
dc.subject | Ludico na escola | pt_BR |
dc.subject | Pessoas com deficiência física - Educação | pt_BR |
dc.title | A criação de mangás com deficiência como dispositivo para discussão sobre preconceito | pt_BR |
dc.type | TCC Especialização Digital | pt_BR |