Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBaibich, Tânia Maria, 1953-pt_BR
dc.contributor.otherArco-Verde, Yvelise Freitas de Souza, 1957-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.creatorSilva, Maria José Domingues dapt_BR
dc.date.accessioned2023-02-02T17:12:11Z
dc.date.available2023-02-02T17:12:11Z
dc.date.issued2004pt_BR
dc.identifierBrochpt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/81027
dc.descriptionOrientadora: Tânia Maria Baibich-Fariapt_BR
dc.descriptionCo-orientadora: Yvelise Freitas de Souza Arco-Verdept_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2004pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografiapt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Educação, Cultura e Tecnologiapt_BR
dc.description.abstractResumo: A presente pesquisa teve como objetivo desvelar a seguinte problemática: quais as relações entre as compreensões que os pais ou responsáveis têm acerca das violências nas escolas e a própria violência? O material empírico foi obtido a partir do trabalho de campo realizado junto aos pais ou responsáveis de três escolas públicas estaduais na cidade de Curitiba, Paraná. Desse modo, procurou-se conhecer que significados os sujeitos atribuem ao fenômeno das violências nas escolas, considerando que a escola, além de produzir as relações sociais é também um espaço de produção social, de construção da cultura. Optou-se por utilizar o conceito de violência colocado na forma plural para referir-se às diferentes formas de violências que se manifestam no espaço escolar, bem como no seu entorno. Tratase de uma pesquisa qualitativa na qual utilizou-se como técnicas de recolha de dados o inquérito por meio do qual aplicou-se junto aos pais ou responsáveis o questionário composto por questões abertas e fechadas como principal instrumento e com os diretores e presidentes das Associações de Pais e Mestres foram utilizadas entrevistas não estruturadas, centradas no tema geral. Foram realizadas ainda observações de campo e análises documentais. Os resultados da investigação indicaram que os pais ou responsáveis na sua maioria associam as violências à criminalidade e não percebem que a escola está inserida em um contexto social mais amplo, sofrendo, portanto, a influência do mesmo. O espaço escolar torna-se, ainda, um espaço de vozes ausentes, uma vez que os pais ou responsáveis desconhecem o significado e funções das instâncias que os representam, essenciais para o exercício da democracia na escola. Chega-se à consideração de que no espaço escolar se fazem presentes os fenômenos aqui denominados de: Banalização das Violências, Lei do Silêncio, a Lei do "Deletar" e a Lei da Marginalização da Democracia. Aponta-se a necessidade de viabilizar espaços a fim de que a comunidade escolar possa refletir em conjunto e pensar em alternativas para prevenir e intervir, superando o estado de violências nas escolas. Por outro lado concluiu-se sobre a necessidade de repensar o conjunto das práticas que caracterizam a cultura da escola uma vez que novas formas possibilitarão engendrar uma luta pelo coletivo visando assegurar o ensino-aprendizado em um ambiente acolhedor e prazeroso no qual os alunos e demais membros da comunidade escolar se sintam respeitados e tenham as suas necessidades asseguradas.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research Its goal was to answer the following question: what are the relationships between parents' comprehension of school violence and violence itself? The empirical material was gotten from the work of field made with the help of parents or caretakers from three public state schools in the city of Curitiba, Paraná. Thus, one tried to know the meanings subjects give to the phenomenon named school violence, considering that the school is not only a space for production of social relations, but it is also a place of social relations itself, that is, it is a place for culture construction. It was opted to using the concept of violence placed in the plural form to mention the different forms to it of violence that if reveal in the pertaining to school space, as well as in its around. This is a qualitative research in which one used a quizz as a technique to obtain data. The main tool was a questionnaire given to parents, which consisted of open and closed questions. In addition to that, principals and presidents of parents and teachers' associations (PTA) were questioned in non-structured interviews about the general theme. Furthermore, field observations and document analyses were made. The investigation results indicated that the majority of parents/caretakers associate violence with crime and do not perceive that the school is inserted in a wider social context which influences it. The school space becomes also a space of absent voices, since parents/caretakers do not know the meanings and attributes of the legal means which represent them, a fact that is essential for democracy in school. One gets to consider that in the school space are present the phenomena hereby called: Vulgarization of Violence, Silence Law, "Deletion" Law, Democracy Marginalization Law. One sees the necessity of making possible spaces where the school community can think together and find alternatives to prevent and to interfere, in order to get over the violence state in schools. On the other hand one concluded on the necessity to rethink the set of the practical ones that they characterize the culture of the school a time that new forms will make possible to produce a fight for the collective one aiming at to assure education - learning in a welcomer environment and pleasant in which the pupils and too much members of the pertaining to school community if they feel respected and they have its assured necessities.pt_BR
dc.format.extentix, 166 f. : il., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectViolencia escolarpt_BR
dc.subjectEscolas públicas - Brasilpt_BR
dc.subjectPais e filhospt_BR
dc.subjectRedação acadêmicapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleViolências nas escolas, vozes ausentes : a perspectiva de pais ou responsáveis de escolas públicaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples