dc.contributor.advisor | Bencostta, Marcus Levy, 1963- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.creator | Carvalho, Fermina Cassemira de Paula e Silva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-02-01T16:37:03Z | |
dc.date.available | 2023-02-01T16:37:03Z | |
dc.date.issued | 2004 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/81004 | |
dc.description | Orientadora: Marcus Levy Albino Bencostta | pt_BR |
dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2004 | pt_BR |
dc.description | Inclui bibliografia | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: O objetivo norteador deste trabalho foi buscar resgatar parte da história do colégio Normal Sagrado coração de Jesus, instituição confessional católica, fundada em 1921 pela Congregação das Irmãs Franciscanas de Maria Auxiliadora. Este colégio, marcou época em Canoinhas por ser a primeira Instituição a formar professores. A maioria de suas alunas eram provenientes de famílias de boa situação financeira. O recorte temporal referente a 1936e 1956 diz respeito a fase em que ocorreu a implantação e expansão do Curso Normal.
Outra característica desse período, foi o fato de o Colégio Normal ser administrado exclusivamente por religiosas vindas da Suíça, Áustria e Alemanha, as quais propagaram uma educação nos moldes do catolicismo europeizado e romanizado. Buscando conhecer melhor como se deu essa formação, inicia-se com a análise do contexto histórico da região onde o Colégio foi fundado, para em seguida refletir e procurar entender como a Igreja Católica se envolveu e ditou normas para a educação feminina. Por último são abordadas como ocorreram as manifestações da cultura escolar no Curso Normal, no período pesquisado. São analisadas as influências da concepção pedagógica da época, a organização do cotidiano escolar, as comemorações, os uniformes. Para esta investigação, de natureza histórica, foram colhidos subsídios nos documentos oficiais e pessoais, nos relatos orais, nos jornais, nas fotografias, fontes essas que de acordo com sua especificidade puderam contribuir para a compreensão do significado do trabalho e da trajetória do Colégio Normal Sagrado Coração de Jesus naquele período. Espera-se por este trabalho ter contribuído para a contribuído para a configuração de um quadro da história da educação de Canoinhas e que o mesmo possa servir de base para a continuidade de outros trabalhos em relação a esse colégio. | pt_BR |
dc.format.extent | 134 f. : il., retrs. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.relation | Disponível em formato digital | pt_BR |
dc.subject | Igreja Católica | pt_BR |
dc.subject | Igreja e educação | pt_BR |
dc.subject | Educação - História | pt_BR |
dc.subject | Colégio Sagrado Coraçao de Jesus | pt_BR |
dc.subject | Educação feminina | pt_BR |
dc.subject | Redação acadêmica | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | Igreja católica e educação feminina : o Instituto de Educação do Colégio Sagrado Coração de Jesus (Canoinhas-SC, 1936-1956) | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |