dc.contributor.advisor | Cunha, Josafá Moreira da, 1978 | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.creator | Ortiz, Francine Porfirio | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-02-16T18:41:28Z | |
dc.date.available | 2023-02-16T18:41:28Z | |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/80811 | |
dc.description | Orientador: Prof. Dr. Josafá Moreira da Cunha | pt_BR |
dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 06/09/2022 | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description | Área de concentração: Processos Psicológicos em Contextos Educacionais | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Este trabalho investigou as percepções de crianças de 9 a 12 anos, estudantes do Ensino Fundamental, sobre sua responsabilidade social em relação à escola. Para compreender melhor o constructo da responsabilidade social no contexto escolar brasileiro, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com nove estudantes em três escolas públicas paranaenses. Os padrões identificados tornaram possível estabelecer relações entre os discursos dos estudantes e a literatura especializada, enfatizando a interpretação das crianças sobre sua participação social na escola. Nesta pesquisa descritiva quali-quantitativa, as entrevistas transcritas passaram por análise de conteúdo utilizando o software MAXQDA, o que levou à produção das categorias de agência cívica e manifestações interpretativas da responsabilidade social, além de categorias associadas à influência da autoridade dos adultos e a princípios morais de justiça e cuidado presentes nos discursos dos participantes. Esta pesquisa visa atender à demanda por mais conhecimento sobre a responsabilidade social de estudantes nas escolas brasileiras, podendo oferecer uma base inicial para ampliar a compreensão do desenvolvimento cívico. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: This work investigated the perceptions of children from 9 to 12 years old, elementary school students, about their social responsibility in relation to school. To better understand the construct of social responsibility in the Brazilian school context, semi-structured interviews were carried out with nine students in three public schools in Paraná. The identified patterns made it possible to establish relationships between the students' perceptions and the specialized literature, emphasizing the children's interpretation of their social participation at school. In this qualitative-quantitative descriptive research, the transcribed interviews content was analyzed by the MAXQDA software, which led to the production of civic agency categories and interpretative manifestations of social responsibility, as well as categories associated with the influence of adult authority and principles morals of justice and care present in the speeches of the participants. This research aims to meet the demand for more knowledge about the social responsibility of students in Brazilian schools, offering an initial basis for expanding the understanding of civic development. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Responsabilidade social | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Estudantes - Participaçao social | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem - Aspectos sociais | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | Responsabilidade social em estudantes de 9 a 12 anos : raízes do desenvolvimento cívico | pt_BR |
dc.type | Dissertação Digital | pt_BR |