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dc.contributor.advisorCunha, Josafá Moreira da, 1978pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.creatorOrtiz, Francine Porfiriopt_BR
dc.date.accessioned2023-02-16T18:41:28Z
dc.date.available2023-02-16T18:41:28Z
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/80811
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Josafá Moreira da Cunhapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 06/09/2022pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Processos Psicológicos em Contextos Educacionaispt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho investigou as percepções de crianças de 9 a 12 anos, estudantes do Ensino Fundamental, sobre sua responsabilidade social em relação à escola. Para compreender melhor o constructo da responsabilidade social no contexto escolar brasileiro, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com nove estudantes em três escolas públicas paranaenses. Os padrões identificados tornaram possível estabelecer relações entre os discursos dos estudantes e a literatura especializada, enfatizando a interpretação das crianças sobre sua participação social na escola. Nesta pesquisa descritiva quali-quantitativa, as entrevistas transcritas passaram por análise de conteúdo utilizando o software MAXQDA, o que levou à produção das categorias de agência cívica e manifestações interpretativas da responsabilidade social, além de categorias associadas à influência da autoridade dos adultos e a princípios morais de justiça e cuidado presentes nos discursos dos participantes. Esta pesquisa visa atender à demanda por mais conhecimento sobre a responsabilidade social de estudantes nas escolas brasileiras, podendo oferecer uma base inicial para ampliar a compreensão do desenvolvimento cívico.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This work investigated the perceptions of children from 9 to 12 years old, elementary school students, about their social responsibility in relation to school. To better understand the construct of social responsibility in the Brazilian school context, semi-structured interviews were carried out with nine students in three public schools in Paraná. The identified patterns made it possible to establish relationships between the students' perceptions and the specialized literature, emphasizing the children's interpretation of their social participation at school. In this qualitative-quantitative descriptive research, the transcribed interviews content was analyzed by the MAXQDA software, which led to the production of civic agency categories and interpretative manifestations of social responsibility, as well as categories associated with the influence of adult authority and principles morals of justice and care present in the speeches of the participants. This research aims to meet the demand for more knowledge about the social responsibility of students in Brazilian schools, offering an initial basis for expanding the understanding of civic development.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectResponsabilidade socialpt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectEstudantes - Participaçao socialpt_BR
dc.subjectAprendizagem - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleResponsabilidade social em estudantes de 9 a 12 anos : raízes do desenvolvimento cívicopt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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