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dc.contributor.advisorVieira, Carlos Eduardo, 1963-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.creatorBona Júnior, Auréliopt_BR
dc.date.accessioned2023-01-17T14:34:00Z
dc.date.available2023-01-17T14:34:00Z
dc.date.issued2005pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/80779
dc.descriptionOrientador: Carlos Eduardo Vieirapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2005pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografia e anexospt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente estudo analisa o discurso de modernidade presente nas teses do Congresso de Ensino Primário e Normal (Curitiba - 1926) e da Primeira Conferência Nacional de Educação (Curitiba - 1927) com o propósito de entender sua relação com a Educação na década de 1920 no Paraná. Tendo como referencial de análise do discurso a teoria de Michel Foucault, e entendendo por modernidade a abertura à liberdade, à construção de uma sociedade ordenada segundo a razão, compreende-se que tal discurso se produziu marcado pelo desejo de modernização do país, entendida como movimento de recuperação do atraso nacional tendo como parâmetro determinados países desenvolvidos da Europa e os Estados Unidos da América. Os eventos em que tais teses foram apresentadas e debatidas são descritos em seu tempo e lugar. Discorre-se sobre o entendimento comum dos congressistas acerca de escola, professor e criança, como suporte de entendimento dos principais temas tratados nas teses, sobre os quais é efetuada a análise do discurso, em suas justificativas e proposições. Dentre estes temas, são destacados: a unidade nacional pela uniformização, obrigatoriedade e difusão do ensino primário; proposições didático-metodológicas de melhoramento e ampliação da ação educativa; educação moral e cívica; ensino do vernáculo aos filhos dos colonos estrangeiros; e educação higiênica. Conclui-se que o discurso da modernidade foi marcado pela convivência com a contradição, com a indeterminação, com práticas ora democráticas, ora autoritárias. Era um discurso carregado de poder e de leis; Era o discurso da homogeneização, da produção de padrões de educação e comportamento com vistas ao progresso nacional por meio da unidade.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The current study aims to explore the modernity discourse analysis presented in the dissertations discussed in the Congress of Elementary and Normal Teaching (Curitiba -1926) and First National Conference of Education (Curitiba - 1927) in the 1920's decade, specially in the state of Paraná. The objective was to understand the relation of this discourse related to education. Michel Foucault's theory was the theoretical reference which supported the analytical reference related to discourse analysis. Thus, in the author's view modernity can be understood as the starting point to freedom, as well as resulting in the society's construction organized by reason. That discourse was produced and marked by the country's modernization desire. Specially, in the sense that modernization can be understood as a recuperation movement of national developing. The developing parameters were determinate by developed countries, i.e. Europe and United States of America. Both events, in which the dissertations were presented and discussed, were described in its time and place. In fact, it was discussed a researchers scholarship common understanding related to school, teachers and children. These issues were understood as a core comprehension about the main themes present on those dissertations. In this context, discourse analysis is done into its objectives and propositions. For the sake of clarity, in those dissertation's themes it was specially highlighted issues namely: the national unit by means of a standardization, obligation and diffusion of elementary school, development of methodological and pedagogical propositions related to improvement and enlargement of educational action, civic and moral education; vernacular studies addressed to the teaching of foreign children's settlers, hygienic education. Thus, it was concluded that the discourse of modernity was marked by the relation of antagonistic issues, i.e. contradiction, indetermination, simultaneously with democratic and authoritarian practices. In fact, it was a discourse mainly based on power and laws. It was the homogenization discourse, which was related to the production of educational and behavior standards due to the fact that its objectives were related to the national progress by means of an unit.pt_BR
dc.format.extentvi, 119 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectEducação - História - Paranápt_BR
dc.subjectRedação acadêmicapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleEducação e modernidade nas conferências educacionais da década de 1920 no Paranápt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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