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dc.contributor.advisorSá, Ricardo Antunes de, 1962-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.creatorSantos, Geiza Daiane Pereira dospt_BR
dc.date.accessioned2023-02-16T17:08:42Z
dc.date.available2023-02-16T17:08:42Z
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/80747
dc.descriptionOrientador Prof. Dr. Ricardo Antunes de Sápt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 23/09/2022pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: A presente pesquisa de dissertação, do programa de pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (PPGE UFPR) tem como objetivo geral analisar a prática pedagógica dos docentes da Educação Profissional e os desafios didáticos pedagógicos em cursos profissionalizantes sob os pressupostos do Pensamento Complexo. A questão norteadora deste estudo indaga: Quais as particularidades e necessidades dos professores do ensino profissional do SENAI-PR no contexto de sua prática pedagógica à luz dos pressupostos do Pensamento Complexo? A justificativa desta pesquisa, se deu por meio da revisão sistemática realizada em bases eletrônicas de pesquisa, fundamentada nos estudos de Costa e Zoltowski (2014), que revelou a carência de pesquisas científicas no campo da educação profissional, poucas pesquisas realizadas sobre a prática pedagógica dos docentes na educação profissional do SENAI, evidenciou a fragilidade da formação pedagógica ofertada aos docentes da educação profissional, sua função essencial para o desenvolvimento da prática pedagógica docente e a carência de pesquisas no campo da educação profissional alicerçadas pelos pressupostos do Pensamento Complexo. Dentre os principais autores que fundamentaram esse estudo, destacam-se: Manfredi (2002), Cunha (2000), Gomes e Marins (2003) e Ghiraldelli Jr (1990), para contextualizar historicamente a natureza da Educação Profissional no Brasil. Imbernón (2011), Moraes (2007), Gatti (2007), no diálogo sobre a formação pedagógica e continuada. Tardif (2014), Romanowski (2012), Tozetto (2017), Souza (2014), Pimenta (2002), Morin (2011), Araujo (2020), para alicerçar os saberes na prática pedagógica. Pimenta (2002; 2006), Franco (2012), Candau (2012), Libâneo (2006;2013), Piletti (2004), na fundamentação dos conhecimentos sobre didática, e Morin (2002, 2011, 2015), Morin, Ciurana e Motta, (2003), Sá (2008, 2019), Moraes (2004, 2007), Moraes e valente (2008) e Martinazzo (2019), para tecer os pressupostos do pensamento complexo, e SENAI (2014, 2019) com intuito de conhecer a metodologia da instituição pesquisada. A pesquisa, de caráter qualitativo, é caracterizada como um estudo de caso, e foi desenvolvida na unidade do SENAI PR em Telêmaco Borba, junto aos docentes que trabalham na educação profissional. A pesquisa de campo foi realizada em duas fases: a fase inicial destinou-se a aplicação de um questionário online, que obteve respostas de 14 docentes, e a segunda fase, foi a realização de uma entrevista semiestruturada com seis docentes que participaram da fase inicial. Para categorização dos dados foi utilizado o software de análise de dados WebQDA, e as contribuições de Bardin (2016). A análise dos dados evidenciou que os docentes possuem desafios e dificuldades pedagógicas, que há uma carência de formação pedagógica e uma necessidade de momentos de planejamento e reflexão sobre a prática pedagógica. Os resultados da pesquisa indicam que a instituição possui programas de capacitação na área pedagógica e técnica, porém, nem todos os docentes têm conhecimento desses programas. A instituição tem potencial para reparar essas carências, e para isso ressaltamos a importância de um olhar complexo sobre a prática pedagógica dos docentes da educação profissional, compreendendo seus reais desafios e carências, para ofertas de capacitações direcionadas com o alcance a todos os docentes, bem como, criar programas de formação pedagógica amparados pelo Pensamento Complexo.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The present dissertation research, from the postgraduate program in Education at the Federal University of Paraná (PPGE UFPR) has as its general objective to analyze the pedagogical practice of Professional Education teachers and the pedagogical didactic challenges in professional courses under the assumptions of Complex Thinking. The guiding question of this study asks: What are the particularities and needs of teachers of professional education at SENAI-PR in the context of their pedagogical practice in the light of the assumptions of Complex Thinking? The justification for this research was through the systematic review carried out in electronic research bases, based on the studies of Costa and Zoltowski (2014), which revealed the lack of scientific research in the field of professional education, little research carried out on pedagogical practice of teachers in professional education at SENAI, highlighted the fragility of the pedagogical training offered to teachers of professional education, its essential role for the development of teaching pedagogical practice and the lack of research in the field of professional education based on the assumptions of Complex Thinking. Among the main authors that supported this study, the following stand out: Manfredi (2002), Cunha (2000), Gomes and Marins (2003) and Ghiraldelli Jr (1990), to historically contextualize the nature of Vocational Education in Brazil. Imbernón (2011), Moraes (2007), Gatti (2007), in the dialogue on pedagogical and continuing education. Tardif (2014), Romanowski (2012), Tozetto (2017), Souza (2014), Pimenta (2002), Morin (2011), Araujo (2020), to support knowledge in pedagogical practice. Pimenta (2002; 2006), Franco (2012), Candau (2012), Libâneo (2006; 2013), Piletti (2004), on the foundation of knowledge about didactics, and Morin (2002, 2011, 2015), Morin, Ciurana and Motta, (2003), Sá (2008, 2019), Moraes (2004, 2007), Moraes e valente (2008) and Martinazzo (2019), to weave the assumptions of complex thinking, and SENAI (2014, 2019) with the aim of to know the methodology of the researched institution. The qualitative research is characterized as a case study and was developed at the SENAI PR unit in Telêmaco Borba, together with teachers who work in professional education. The field research was conducted in two phases: the initial phase was intended for the application of an online questionnaire, which received responses from fourteen professors, and the second phase was a semi-structured interview with six professors who participated in the initial phase. The data analysis software WebQDA was used to categorize the data, as well as the contributions of Bardin (2016). Data analysis showed that teachers have pedagogical challenges and difficulties, that there is a lack of pedagogical training and a need for moments of planning and reflection on pedagogical practice. The survey results indicate that the institution has training programs in the pedagogical and technical areas, however, not all professors are aware of these programs. The institution has the potential to repair these shortcomings, and for that we emphasize the importance of a complex look at the pedagogical practice of professional education teachers, understanding their challenges and needs, to offer targeted training with the reach of all teachers, as well as how to create pedagogical training programs supported by Complex Thought.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnsino profissionalpt_BR
dc.subjectProfessores - Avaliaçãopt_BR
dc.subjectPedagogospt_BR
dc.subjectEnsino - Metodologiapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleA prática pedagógica docente na educação profissional à luz dos pressupostos do pensamento complexopt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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