Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMartins, Milena Ribeiro, 1973-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.creatorLourenço, Eduardo Felipe de Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2023-01-16T16:27:36Z
dc.date.available2023-01-16T16:27:36Z
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/80731
dc.descriptionOrientadora: Prof.ª Dr.ª Milena Ribeiro Martinspt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 23/11/2022pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Estudos literáriospt_BR
dc.description.abstractResumo: A obra do escritor paulista João Antônio (1937-1996) teve como um dos seus principais aspectos a representação das classes populares e subalternas brasileiras do século XX. Há em seus contos a presença de personagens oriundas da classe operária, bem como das camadas marginalizadas, caracterizadas como malandros, prostitutas, moradores de rua, entre outros. Dentre essas figuras, personagens infantis aparecem constantemente em seus contos. Por esse motivo, este trabalho tem como objetivo analisar cinco narrativas em que há a presença da infância ou adolescência. O trabalho será dividido em dois momentos: no primeiro, analisaremos três narrativas do primeiro livro de João Antônio, intitulado Malagueta, Perus e Bacanaço (1963), do qual selecionamos o conto homônimo, e também "Frio" e "Meninão do Caixote"; no segundo momento, trataremos de duas narrativas que estão em livros distintos, sendo eles "Dois Raimundos, um Lourival", publicado no livro Dedo-duro (1982), quando discutiremos o conceito de "estética da conciliação" proposto por Júlio Cezar Bastoni da Silva (2019), e o conto "Bolo na garganta", incluso na coletânea Meninão do Caixote (1983), obra que consideramos como um "conto universal".pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The work of the Brazilian writer João Antônio (1937-1996) has the representation of Brazilian popular and subaltern classes of the 20th century as one of its main aspects. In his short stories we see working class characters, as well as people from marginalized layers of society, featured as rogues, prostitutes, homeless people, and others. Among these figures, children appear constantly in his stories. For this reason, this work intends to analyze five narratives in which childhood and adolescence are thematized. The work will be divided into two different moments: at first, we will analyze three short stories from João Antonio's first book, called Malagueta, Perus e Bacanaço (1963), from which we selected the homonymous short story, and also "Frio" and "Meninão do Caixote"; secondly, we will address two narratives from different books: "Dois Raimundos, um Lourival", from the book Dedo-duro (1982), when we will discuss the concept of the "aesthetics of conciliation" as proposed by Júlio Cezar Bastoni da Silva (2019), and the short story "Bolo na garganta", from the collection Meninão do Caixote (1983), which we consider a "universal short story".pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectAntonio, João, 1937-1996pt_BR
dc.subjectLiteratura brasileirapt_BR
dc.subjectInfância na literaturapt_BR
dc.subjectAdolescência na literaturapt_BR
dc.subjectContos brasileirospt_BR
dc.subjectLetraspt_BR
dc.titleInfâncias em contos de João Antôniopt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples