Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorStroparo, Sandra M., 1970-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.creatorKozerski, Gessica Luizapt_BR
dc.date.accessioned2022-12-27T18:05:59Z
dc.date.available2022-12-27T18:05:59Z
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/80625
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Sandra Mara Stroparopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 27/09/2022pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa busca investigar a obra de Marília Garcia em relação ao caminhar como forma de expressão poética. Seguindo a ordem cronológica de suas publicações em livro (de 2007 a 2018), observamos diversas ocorrências do gesto, articulando alguns poemas a referências da literatura, da arte e dos estudos urbanísticos, considerando como a prática pode representar um deslocamento produtivo, ao proporcionar experiências que integram o sujeito ao espaço, exercitam as relações de alteridade e questionam parâmetros disciplinares. Sob essa premissa, algumas questões teóricas entram em contato, como a pluralidade de forças poéticas presentes na literatura brasileira contemporânea, que procuram redefinir alguns de seus critérios; o conceito de poesia como prática nômade, contrária a imposições homogeneizantes e que reconhece a construção coletiva de sentidos; além de manifestações históricas e outros autores que investiram no ato de caminhar como força motriz para a contestação de valores hegemônicos. A poesia de Garcia acompanha, assim, correntes filosóficas e vanguardas artísticas que propuseram o caminhar como gesto revolucionário, especialmente no que diz respeito a elevar a experiência errante cotidiana a um nível extraordinário, apreendendo o espaço urbano através de um olhar subjetivo, afetivo e de experimentações originais, em que a poesia funciona como antídoto frente a sobreposição da razão técnica sobre a sensibilidade.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research is interested in Marilia Garcia's work focusing on the act of walking as a form of poetic expression. Following the chronology of her book publications (from 2007 to 2018), several occurrences of such gesture can be observed, and the poems can be articulated to literature references, art, and urbanistic studies, considering how this practice can represent a productive movement, by providing experiences that integrate the individuals to the space, exercise the relations of otherness and question disciplinary parameters. Under this premise, some theorical questions join the discussion, such as the plurality of poetic forces present in the contemporary Brazilian literature, redefining some of its own matrices; the concept of poetry as a nomadic practice, opposed to homogenizing impositions that recognize the collective construction of knowledge; as well as historical manifestations and other authors that invested in the act of walking as a driving force for the contestation of hegemonic values. Thereby, Garcia's poetry collaborates with philosophical perspectives and artistic avant-gardes that proposed walking as a revolutionary gesture, especially about elevating the everyday wandering experience to an extraordinary level, through a subjective, affective look and original experimentations, in which poetry works as an antidote to the overlap of technical reason over sensitivity.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectGarcia, Marília, 1979-pt_BR
dc.subjectLiteratura brasileirapt_BR
dc.subjectPoesia brasileirapt_BR
dc.subjectCaminhada na literaturapt_BR
dc.subjectLetraspt_BR
dc.titleAo rés do chão : Marília Garcia e a poética do caminharpt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples