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dc.contributor.advisorSpinillo, Carla Galvãopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Designpt_BR
dc.creatorKupczik, Vanessapt_BR
dc.date.accessioned2022-12-19T14:01:31Z
dc.date.available2022-12-19T14:01:31Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/80567
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Carla Galvão Spinillopt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Design. Defesa : Curitiba, 05/11/2021pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Estudos indicam que o Curso de Graduação em Medicina é um dos mais difíceis e trabalhosos. A exigência de dedicação ao curso é alta, assim como a cobrança pelo desempenho acadêmico dos discentes. Na forma pedagógica tradicional, como no curso da Universidade Federal do Paraná, exige-se do aluno a memorização de uma alta quantidade de informações nas disciplinas. Por conta disso, diferentes técnicas de estudo e memorização são empregadas pelos estudantes, entre elas o desenho esquemático. Nesta tese são evidenciados os elementos básicos da Linguagem Visual utilizados pelos discentes para representar um texto descritivo didático de medicina. Esta representação gráfica ou desenho pode fazer parte de uma técnica conhecida como elicitação gráfica. Isso posto, o objetivo deste trabalho foi desenvolver um quadro conceitual sobre elicitação gráfica como estratégia externa de memória para recordação de textos didáticos de medicina. Para alcançar o objetivo proposto foram estabelecidos como procedimentos metodológicos a documentação indireta por meio do estudo bibliográfico e do estudo documental. Na sequência foi realizada a documentação direta por meio de estudo de campo com entrevistas semiestruturadas e estudo em laboratório por meio de um experimento com alunos do primeiro semestre do Curso de Medicina da UFPR. Os resultados indicaram que os alunos utilizam diferentes estratégias de memorização e que as memórias de curta e a de longa duração podem ser aprimoradas por meio de uma representação gráfica e sua elicitação. Além disso, os resultados evidenciaram que os discentes do Curso de Medicina da UFPR participantes desta pesquisa utilizam a Linguagem Visual nas representações de textos de medicina, utilizando os modos de representação pictórico, verbal e esquemático, variáveis gráficas diferenciadoras, hierárquicas e de suporte além das propriedades gráficas e funções sintáticas. Estes elementos gráficos foram analisados pela ótica da Linguagem Visual. A partir da síntese da literatura e dos resultados encontrados foi gerado um quadro conceitual sobre elicitação gráfica, memória de curta e de longa duração e características dos elementos básicos da Linguagem Visual. Por fim, acredita-se que a elicitação gráfica pode ser empregada como um artefato cognitivo que pode contribuir para memorização e posterior recordação de textos descritivos de medicina.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Studies indicate that the Undergraduate Course in Medicine is one of the most difficult and laborious. The demand for dedication to the course is high, as is the demand for the academic performance of students. In the traditional pedagogical form, as in the course at the Federal University of Paraná, the student is required to memorize a high amount of information in the subjects. Because of this, different study and memorization techniques are used by students, including schematic drawing. This thesis highlights the basic elements of Visual Language used by students to represent a didactic descriptive text of medicine. This graphic representation or drawing may be part of a technique known as graphic elicitation. That said, the objective of this work was to develop a conceptual framework on graphic elicitation as an external memory strategy for recalling medical textbooks. In order to achieve the proposed objective, indirect documentation through bibliographic and documentary studies were established as methodological procedures. Subsequently, direct documentation was carried out through a field study with semi-structured interviews and a laboratory study through an experiment with students of the first semester of the UFPR Medicine Course. The results indicated that students use different memorization strategies and that shortterm and long-term memories can be improved through a graphical representation and its elicitation. In addition, the results showed that the students of the UFPR Medicine Course participating in this research use Visual Language in the representations of medical texts, using pictorial, verbal and schematic representation modes, differentiating, hierarchical and support graphic variables in addition to the graphical properties and syntactic functions. These graphic elements were analyzed from the point of view of Visual Language. From the synthesis of the literature and the results found, a conceptual framework was generated on graphic elicitation, short and long term memory and characteristics of the basic elements of Visual Language. Finally, it is believed that graphic elicitation can be used as a cognitive artifact that can contribute to memorization and later recall of medical descriptive texts.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectMedicina - Textospt_BR
dc.subjectMnemonicapt_BR
dc.subjectGerenciamento de recursos de informaçãopt_BR
dc.subjectComunicação visualpt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectDesenho Industrialpt_BR
dc.titleElicitação gráfica como recurso mnemônico para textos didáticos de medicina : uma proposta de quadro conceitualpt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


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