Avaliação da intensidade de apoio do aluno com deficiência intelectual : implicações para o contexto familiar e educacional
Resumo
Resumo: As transformações sociais ao longo do tempo são acompanhadas por mudanças também na educação e aqui, em especial a Educação Especial. A mudança paradigmática, trouxe uma nova compreensão da deficiência intelectual, das reais necessidades educativas dos alunos com deficiência e da relevância que a família tem na vida dessas pessoas para alcançar tais objetivos. Para tanto, importa atentar-se para a relação que o contexto familiar mantém com o contexto educacional, pois o trabalho ser desenvolvido com a pessoa com deficiência adentra em ambos os contextos. A literatura afirma que família e a escola são sistemas fundamentais para desencadear processos evolutivos, e o sucesso desta relação é um dos principais fatores do desenvolvimento e ensino-aprendizagem de alunos com deficiência intelectual. Sendo assim, o presente estudo busca compreender se o uso de um instrumento de avaliação da intensidade de apoio para alunos, público-alvo da educação especial, pode contribuir para a relação entre a família-escola do indivíduo avaliado. Foram selecionados 9 estudantes, com idade de 5 a 16 anos, matriculados em escola especializada no litoral do Paraná, e familiares (N=9) e profissionais (N=11) que convivem com esses alunos. Foi aplicado um instrumento que avalia a intensidade de apoio do aluno com deficiência intelectual junto aos familiares e profissionais e, perguntas para investigar a percepção dos participantes após a avaliação. Os resultados apontam que a experiência para os participantes foi positiva e útil, além de se mostrar ser uma das estratégias que pode ser utilizada com o objetivo de promover uma aproximação inicial entre a família e a escola e exercitar o diálogo entre elas. Os resultados também apontam que o estado emocional das famílias precisa receber mais atenção, pois o apoio que o aluno com deficiência carece pode ser uma consequência do apoio que o seu ambiente familiar necessita inicialmente. Além disso, o estudo também confirmou que quando a instituição de ensino adota uma abordagem centrada na família traz benefícios para todos os envolvidos, profissionais da escola, familiares e o aluno com deficiência intelectual, logo, é necessário investigar formas de fazê-la ser parte de um procedimento permanente na escola. Ao possibilitar um espaço para a participação da família, a SIS-C reforça a nova conceituação da deficiência intelectual sob a perspectiva funcional do comportamento, reposicionando e incluindo a família para a construção de currículos funcionais, como defende a nova conceituação paradigmática. Abstract: The social transformations over time are accompanied by changes also in education and here, especially in Special Education. The paradigm shift brought a new understanding of intellectual disability, the real educational needs of students with disabilities and the relevance that the family has in the lives of these people to achieve these goals. Therefore, it is important to pay attention to the relationship that the family context maintains with the educational context, as the work to be developed with the person with disabilities enters both contexts. The literature states that family and school are fundamental systems to trigger evolutionary processes, and the success of this relationship is one of the main factors in the development and teaching-learning of students with intellectual disabilities. Therefore, the present study seeks to understand whether the use of an instrument to assess the intensity of support for students, the target audience of special education, can contribute to the relationship between the family-school of the individual being evaluated. Nine students were selected, aged between 5 and 16 years, enrolled in a specialized school on the coast of Paraná, and family members (N=9) and professionals (N=11) who live with these students. An instrument was applied to assess the support intensity of students with intellectual disabilities with family members and professionals, and questions were asked to investigate the participants' perception after the evaluation. The results indicate that the experience for the participants was positive and useful, in addition to proving to be one of the strategies that can be used with the objective of promoting an initial approximation between the family and the school and exercising the dialogue between them. The results also point out that the emotional state of family's needs to receive more attention, as the support that the student with disabilities lacks may be a consequence of the support that their family environment initially needs. In addition, the study also confirmed that when the educational institution adopts a family-centered approach, it brings benefits to all involved, school professionals, family members and the student with intellectual disabilities, so it is necessary to investigate ways to make it part of of a permanent procedure in the school. By providing a space for family participation, SIS-C reinforces the new conceptualization of intellectual disability from the functional perspective of behavior, repositioning and including the family for the construction of functional curricula, as advocated by the new paradigmatic conceptualization.
Collections
- Dissertações [1017]