Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCunha, Josafá Moreira da, 1978pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.creatorReis, Renata Cristina dospt_BR
dc.date.accessioned2023-02-02T17:19:52Z
dc.date.available2023-02-02T17:19:52Z
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/80553
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Josafá Moreira da Cunhapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 29/07/2022pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa, intitulada: "A discriminação entre surdes e formas de apoio social no contexto do ensino superior", tem por objetivo examinar as percepções da discriminação entre estudantes surdes universitários brasileiros. Para tanto, utilizamos itens de três instrumentos: questionário Healthy Mind Study (HMS), da Escala Multidimensional de Suporte Social Percebido (EMSSP) e da Escala de Discriminação Explícita (EDE), em um questionário (42 perguntas) para coleta de dados entre estudantes universitários surdes. Como referencial teórico, empregamos a Teoria Bioecológica de Bronfenbrenner (2011), fazendo as análises do microssistema que envolve a relação entre pares de pessoas surdes na universidade. A coleta de dados se deu por meio de um questionário online (Qualtrics), disponibilizado nas versões na Língua Brasileira de Sinais (Libras) e em português. A amostra foi formada por universitários surdos brasileiros, sendo que da Universidade Federal do Paraná foram 21,6% ( n=19) e nas outras Universidades 78,4% (n=68). A partir de uma perspectiva bioecológica, os relacionamentos interpessoais podem ser considerados um fator importante para o bem-estar na sala de aula e no ambiente universitário. Da questão de "Há uma pessoa importante que se encontra perto quando necessito", os resultados mostram que os estudantes concordam (acima de 46%) que é fundamental ter uma pessoa de confiança, para contar os problemas pessoais. Segundo os dados 36,8% dos estudantes surdes sofreram discriminação com outros pares. Por meio dos resultados desta pesquisa foi possível identificar comportamentos discriminatórios entre estudantes surdes e as formas de suporte social entre pares de estudantes surdes.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This study, entitled: "Discrimination among deaf people and forms of social support in the context of higher education" aims to examine the perceptions of discrimination among deaf Brazilian university students. For that, we used items adapted from three instruments: the Healthy Mind Study (HMS), the Perceived Social Support Multidimensional Scale (Escala Multidimensional de Suporte Social Percebido - EMSSP) and the Explicit Discrimination Scale (Escala de Discriminação Explícita - EDE), in a questionnaire (42 questions) for data collection among deaf university students. As a theoretical framework, we used Bronfenbrenner's Bioecological Theory (2011), analyzing the microsystem that involves the peer relations of deaf people at the university. Data collection took place through an online questionnaire (Qualtrics), available in Brazilian Sign Language (Libras) and Portuguese versions. The sample consisted of deaf Brazilian university students, with 21.6% (n=19) from the Federal University of Paraná and 78.4% (n=68) from other universities. According to a bioecological perspective, interpersonal relationships are a relevant asset linked to a studenfs well-being in the classroom and in the university environment. From the question "Is there an important person who is close when I need it", the results show that students agree (above 46%) that it is essential to have a trusted person to talk about personal problems. According to the data, 36.8% of deaf students suffered discrimination with other peers. Through this study, it was possible to identify discriminatory behaviors among deaf students and forms of social support among peers of deaf students.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectDiscriminaçãopt_BR
dc.subjectPreconceitospt_BR
dc.subjectEstudantes surdospt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleA discriminação entre surdes e formas de apoio social no contexto do ensino superiorpt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples