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dc.contributor.advisorMonteiro, Ricardopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educaçãopt_BR
dc.creatorCampagnaro, Ana Cristinapt_BR
dc.date.accessioned2023-02-06T16:12:37Z
dc.date.available2023-02-06T16:12:37Z
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/80414
dc.descriptionOrientador: Ricardo Monteiropt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educaçãopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho reflete o movimento de uma relação circundada em experiências formativas, tomando a vida profissional e acadêmica, mais precisamente a vivência neste curso de Especialização da autora, professora e pedagoga no município de Campo Largo-PR, enquanto reflexão da incompletude junto ao desejo de fazer um trabalho docente melhor, implicados à sua autoformação e interformação. Os fundamentos epistemológicos desenvolvidos pautam-se nos relatos como processo de expressão de si e de autoformação que, refletindo seu próprio movimento de aprendizagens, transforma-se e reverbera a sua própria transformação. Esse movimento vai dar vazão aos relatos aqui explicitados, onde meu cenário de Especialização, transforma-se no lócus de produção da minha trajetória, neste recorte profissional e do conhecimento em que estou implicada. Nesse sentido, acrescento que neste trabalho objetivo analisar as relações estabelecidas entre o início da Especialização e suas implicações com a educação, percebendo a necessidade de aprofundar a significação das vivências no processo de autoformação. A partir das narrativas da minha memória, reflito como o caminhar para si, as experiências e vivências interpessoais e as interações grupais se revelam por minha práxis. Este trabalho insere-se no desafio de mergulhar neste contexto, buscando nele marcas da vida cotidiana, dos acasos e situações que constitui a história de vida do sujeito desse estudo refletido e refletindo-se. Deste modo, o estudo adota postulações de pesquisadores da área (GARCÍA, 1999; ISAIA, 2007; MORIN 2000, JOSSO 2004 entre outros) para apresentar e entender a complexidade e importância da autoformação no ser docente.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online (71 p.) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectAutoconhecimentopt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.titleIncompletude : o desejo de fazer um trabalho docente melhorpt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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