Incompletude : o desejo de fazer um trabalho docente melhor
Resumo
Resumo: O presente trabalho reflete o movimento de uma relação circundada em experiências formativas, tomando a vida profissional e acadêmica, mais precisamente a vivência neste curso de Especialização da autora, professora e pedagoga no município de Campo Largo-PR, enquanto reflexão da incompletude junto ao desejo de fazer um trabalho docente melhor, implicados à sua autoformação e interformação. Os fundamentos epistemológicos desenvolvidos pautam-se nos relatos como processo de expressão de si e de autoformação que, refletindo seu próprio movimento de aprendizagens, transforma-se e reverbera a sua própria transformação. Esse movimento vai dar vazão aos relatos aqui explicitados, onde meu cenário de Especialização, transforma-se no lócus de produção da minha trajetória, neste recorte profissional e do conhecimento em que estou implicada. Nesse sentido, acrescento que neste trabalho objetivo analisar as relações estabelecidas entre o início da Especialização e suas implicações com a educação, percebendo a necessidade de aprofundar a significação das vivências no processo de autoformação. A partir das narrativas da minha memória, reflito como o caminhar para si, as experiências e vivências interpessoais e as interações grupais se revelam por minha práxis. Este trabalho insere-se no desafio de mergulhar neste contexto, buscando nele marcas da vida cotidiana, dos acasos e situações que constitui a história de vida do sujeito desse estudo refletido e refletindo-se. Deste modo, o estudo adota postulações de pesquisadores da área (GARCÍA, 1999; ISAIA, 2007; MORIN 2000, JOSSO 2004 entre outros) para apresentar e entender a complexidade e importância da autoformação no ser docente.