Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSilva, Maria Cristina Figueiredo, 1961-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.creatorDias, Manoel Rigelpt_BR
dc.date.accessioned2022-11-07T16:05:59Z
dc.date.available2022-11-07T16:05:59Z
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/79990
dc.descriptionOrientadora: Profª. Drª. Maria Cristina Figueiro Silvapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 27/04/2022pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 76-77pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Estudos Linguísticospt_BR
dc.description.abstractResumo: A área de aquisição de segunda língua é uma área muito intrigante, já que o processo de adquirir características linguísticas pode ser difícil para alguns alunos, principalmente se os sistemas linguísticos de sua L1 possui mecanismos diferentes para produzir o mesmo significado. A teoria gerativa apresenta um modelo formal no qual podemos analisar como as línguas funcionam e entender como funciona o processo de aquisição da L1 e compará-lo com o da L2, e assim observar como o aprendiz pode vir a lidar com esse empate entre a sua língua materna e a língua que está adquirindo e se nesse processo, está adquirindo noções como as de um falante nativo. Essa pesquisa teve como objetivo analisar a aquisição de aspecto por falantes anglófonos, principalmente em relação ao pretérito perfeito e imperfeito. A justificativa era observar se um falante nativo de uma língua em que a flexão para o passado, o simple past, que tem uma leitura preferencialmente perfectiva, conseguiria atribuir o aspecto as duas formas do passado flexionado em português. A metodologia desenvolvida buscou analisar se os aprendizes sabem diferenciar as duas formas, se sabem as duas flexões e como usam isso para produzir uma narrativa no passado. Os resultados mostraram que os alunos reconhecem na maior parte das vezes a forma e sabem a flexão, mas isso depende bastante da classe acional do predicado.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The area of second language acquisition is a very intriguing area, as the process of acquiring linguistic information can be difficult for students, especially if their L1 language systems have different mechanisms for producing the same meaning. The generative theory presents a formal model in which we can analyze how it works and understand how the L1 acquisition process works and compare it with the acquisition of L2, and thus observe how the learner can come to deal with this tie between his mother tongue and the language he is acquiring and if, in the process, he is acquiring the same meaning like a native speaker. This research aimed to study the acquisition of aspect by researching, mainly into to the past perfect and imperfect. The justification was to observe whether a speaker of a language in which the past inflection, the simple past, has a preferentially perfective reading, would obtain a designation of the two forms of past inflection in Portuguese. The developed methodology aimed to analyze if learners know how to differentiate the two past forms, if they understand the form and use of those two inflections and how they use this to produce a narrative in the past. Students recognize most of the time which of the two inflections is the best and students recognize it's inflection, but it depends a lot on the type of situation aspect in which the sentence .pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectAquisição da segunda línguapt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - Gramáticapt_BR
dc.subjectLingua portuguesa - Estudo e ensino - Falantes estrangeirospt_BR
dc.subjectLetraspt_BR
dc.titleAquisição de morfologia funcional em português como L2 por falantes anglófonospt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples