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dc.contributor.advisorBonat, Wagner Hugo, 1985-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Curso de Especialização em Data Science & Big Datapt_BR
dc.creatorBarbosa, Guilherme Matospt_BR
dc.date.accessioned2024-02-08T18:55:42Z
dc.date.available2024-02-08T18:55:42Z
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/79916
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Wagner Hugo Bonatpt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Curso de Especialização em Data Science & Big Data.pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: A evasão escolar pode ser definida como a descontinuação de um estudante no seu ensino, podendo ocorrer de diferentes formas e, esse fenômeno, está cada vez mais presente no cenário do ensino superior. Torna-se importante então buscar maneiras de reduzir a taxa de evasão. As técnicas de aprendizagem de máquina permitem identificar padrões e gerar modelos computacionais que podem predizer se um aluno será um evasor. Este trabalho usou modelos de classificação de árvore de decisão e randon forest para predizer quais alunos estão em risco de evasão, assim como identificar os atributos mais determinantes utilizando dados do SIGA (Sistema de Gestão Acadêmica) da Universidade Federal do Paraná, que contempla informações sobre matrícula, cursos, professores, disciplinas, frequências, notas, entre outras. As variáveis mais significativas foram índice de rendimento acadêmico, carga curricular e setor de estudo. O melhor resultado de predição foi obtido pelo algoritmo randon forest com uma acurácia de 0,78 e AUC de 0,87.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: School dropout can be defined as the discontinuation of a student’s education, which can occur in different ways, and this phenomenon is increasingly present in the higher education scenario. It is therefore important to look for ways to reduce the dropout rate. Machine learning techniques allow us to identify patterns and generate computational models that can predict whether a student will be a truant. This work used decision tree and randon forest classification models to predict which students are at risk of dropping out, as well as to identify the most determinant attributes using data from SIGA (Academic Management System) of the Federal University of Paraná, which includes information about enrollment, courses, professors, subjects, frequencies, grades, among others. The most significant variables were academic performance index, course load, and study sector. The best prediction result was obtained by the randon forest algorithm with an accuracy of 0.78 and AUC of 0.87.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEvasão escolarpt_BR
dc.subjectMineração de dados (Computação)pt_BR
dc.subjectAprendizado do computadorpt_BR
dc.titleÁrvore de decisão aplicado a evasão escolarpt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


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