• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Exatas e da Terra
    • Data Science & Big Data
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Exatas e da Terra
    • Data Science & Big Data
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Árvore de decisão aplicado a evasão escolar

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - GUILHERME MATOS BARBOSA.pdf (502.8Kb)
    Data
    2022
    Autor
    Barbosa, Guilherme Matos
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: A evasão escolar pode ser definida como a descontinuação de um estudante no seu ensino, podendo ocorrer de diferentes formas e, esse fenômeno, está cada vez mais presente no cenário do ensino superior. Torna-se importante então buscar maneiras de reduzir a taxa de evasão. As técnicas de aprendizagem de máquina permitem identificar padrões e gerar modelos computacionais que podem predizer se um aluno será um evasor. Este trabalho usou modelos de classificação de árvore de decisão e randon forest para predizer quais alunos estão em risco de evasão, assim como identificar os atributos mais determinantes utilizando dados do SIGA (Sistema de Gestão Acadêmica) da Universidade Federal do Paraná, que contempla informações sobre matrícula, cursos, professores, disciplinas, frequências, notas, entre outras. As variáveis mais significativas foram índice de rendimento acadêmico, carga curricular e setor de estudo. O melhor resultado de predição foi obtido pelo algoritmo randon forest com uma acurácia de 0,78 e AUC de 0,87.
     
    Abstract: School dropout can be defined as the discontinuation of a student’s education, which can occur in different ways, and this phenomenon is increasingly present in the higher education scenario. It is therefore important to look for ways to reduce the dropout rate. Machine learning techniques allow us to identify patterns and generate computational models that can predict whether a student will be a truant. This work used decision tree and randon forest classification models to predict which students are at risk of dropping out, as well as to identify the most determinant attributes using data from SIGA (Academic Management System) of the Federal University of Paraná, which includes information about enrollment, courses, professors, subjects, frequencies, grades, among others. The most significant variables were academic performance index, course load, and study sector. The best prediction result was obtained by the randon forest algorithm with an accuracy of 0.78 and AUC of 0.87.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/79916
    Collections
    • Data Science & Big Data [138]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV