O programa de desenvolvimento educacional (PDE) e a formação continuada dos professores e professoras de filosofia no Estado do Paraná de 2007 a 2021
Resumo
Resumo: Essa pesquisa tem como objetivo analisar a formação continuada dos professores e professoras de filosofia do Paraná de 2007 a 2021 por meio do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE-PR) nos limites do estado burguês. Para tanto, analisamos o contexto político e histórico-social da aprovação do PDE-PR, com a Lei Complementar n° 103, de 15 de março de 2004, a Lei Complementar n° 130, de 14 de julho de 2010, o Documento Síntese, os cadernos de formação da APP-SINDICATO (1999 a 2005) e os artigos produzidos pelos docentes de filosofia de 2007 a 2016 que concluíram o processo formativo. Essa pesquisa parte do reconhecimento que este programa se configurou como uma conquista importante da categoria, de modo que tal vitória sempre se viu ameaçada pelas contradições operadas pelos interesses da burguesia autocrática brasileira submissa aos ditames internacionais. Utilizamo-nos da metodologia de análise documental e da categoria de dialética da concreticidade (KOSIK) como chave para a compreensão das contradições inerentes à formação PDE-PR. O conceito de práxis (VÁZQUEZ) articula uma visão ontológica que vê no ser professor e professora a defesa de um/a intelectual que produz, de modo ontocriativo (KOSIK), as condições emancipatórias do seu trabalho (FREIRE). A categoria de produção docente se apresenta como visibilidade material de uma/a profissional capaz de compreender a sua ação rompendo as barreiras da pseudoconcreticidade que define o projeto de uma educação subcapitalista que só se efetiva com toda a sua força se ancorada em uma proposta de formação (continuada) também subcapitalista, destituindo da docência a sua capacidade ontocriativa. Abstract: This research aims to analyze the continuing education of philosophy professors in Paraná from 2007 to 2021 through the Educational Development Program (PDE-PR) within the limits of the bourgeois state. Therefore, we analyzed the political and social-historical context of the approval of the PDE-PR, with Complementary Law N°. 103, of March 15, 2004, Complementary Law N°. 130, of July 14, 2010, the Synthesis Document, the training notebooks from APP-SINDICATO (1999 to 2005) and articles produced by philosophy professors from 2007 to 2016 who have completed the training process. This research starts from the recognition that this program was configured as an important achievement of the category, so that such victory has always been threatened by the contradictions operated by the interests of the Brazilian autocratic bourgeoisie submissive to international dictates. We used the methodology of document analysis and the category of dialectics of concreteness (KOSlK) as a key to understanding the contradictions inherent in the PDE-PR training. The concept of praxis (VÁZQUEZ) articulates an ontological vision that sees in being a teacher and teacher the defense of an intellectual who produces, in an ontocreative way (KOSIK), the emancipatory conditions of his/her work (FREIRE). The category of teacher production presents itself as the material visibility of a professional capable of understanding her/his action, breaking down the pseudoconcreticity barriers that define the project of a sub-capitalist education that is only effective with all its strength if anchored in a also sub-capitalist (continued), training proposal depriving teaching of its ontocreative capacity.
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