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dc.contributor.advisorPereira, Wellington, 1981-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicaspt_BR
dc.creatorVeloso, Priscila Frezpt_BR
dc.date.accessioned2023-03-22T18:22:53Z
dc.date.available2023-03-22T18:22:53Z
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/79764
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Wellington da Silva Pereirapt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) – Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências Econômicaspt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O Greenwashing é uma prática realizada pelas organizações que emergiu após a disseminação do conceito de desenvoIvimento sustentável e consumidor consciente, isto porque através da disseminação destes conceitos criou-se a ideia de Marketing Verde, no quaI a organização apresentava ao consumidor suas práticas sustentáveis, visando, com isso, fideIizar os consumidores. No entanto, muitas organizações passaram a informar um Marketing Verde que não era reaI, produzindo, deste modo, o Greenwashing. Diante do exposto, o presente trabaIho teve como objetivo geraI apresentar e discutir essas possibiIidades de greenwashing a partir do comportamento das empresas. Assim, realizou-se uma breve revisão e discussão acerca da evoIução dos conceitos de sustentabiIidade e desenvoIvimento sustentáveI, e como isso está reIacionado no âmbito do debate sobre desenvoIvimento econômico até o período mais recente. Apresentou-se a definição de greenwashing o debate crítico a seu respeito, além de se apresentar as possíveis formas de se identificar tais posturas nas empresas e as impIicações na apropriação do discurso ambientaI peIas empresas, probIematizando-se a discussão sobre a veracidade das ações e da responsabiIidade com o meio ambiente. Para o desenvolvimento do trabalho foi utiIizada a metodoIogia de revisão de Iiteratura nas bases de dados SciELO e EBSCO, através dos descritores "greenwashing", pubIicidade, organizações, por meio do Iimitador de tempo de 2012 a 2022.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectMarketing ecologicopt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectConsumo (Economia) - Aspectos ambientaispt_BR
dc.titleA prática greenwashing e suas consequências para o comportamento do consumidorpt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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