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dc.contributor.advisorPrado, Paulo Henrique Müller, 1967-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.creatorGreco, Juliana Carla Couto Menossopt_BR
dc.date.accessioned2022-11-01T12:49:58Z
dc.date.available2022-11-01T12:49:58Z
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/79497
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Paulo Henrique Muller Pradopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Administração. Defesa : Curitiba, 04/07/2022pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Na contramão da produção em massa e da industrialização, o handmade (feito à mão) nunca foi tão valorizado. Seja pelo consumo consciente, ressignificação de hábitos de consumo, busca por diferenciação, relacionamento próximo com as marcas ou valorização do trabalho humano, o processo de produção artesanal está sendo procurado pelos consumidores e utilizado como uma ferramenta de atração pelas marcas. O objetivo desta pesquisa é analisar a influência do método de produção handmade (vs. machine-made) na intenção de compra através da autenticidade e os impactos da need for uniqueness (NFU) nesta relação. Através de 4 experimentos testamos as hipóteses propostas, bem como possíveis mediadores alternativos (escassez, qualidade e exclusividade) da relação. Os resultados da pesquisa sugerem que a necessidade por exclusividade impacta na percepção da autenticidade de produtos handmade e, consequentemente, na intenção de compra.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Contrary to mass production and industrialization, handmade has never been so valued. Whether through conscious consumption, resignification of consumption habits, search for differentiation, close relationship with brands or valuing human work, the artisan production process is being sought by consumers and used as a tool to attract customers. The objective of this research is to analyze the influence of the production method handmade (vs. machine-made) on the intention to purchase, authenticity and the impacts of the need for uniqueness (NFU) in this relationship. Through 4 experiments we tested the proposed hypotheses, as well as possible alternative mediators (scarcity, quality and exclusivity) of the relationship. The research results suggest that the need for uniqueness impacts the perception of authenticity of handmade products and, consequently, the purchase intention.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectArtesanatopt_BR
dc.subjectCompraspt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.titleConsumo handmade : a relação entre o método de produção artesanal, autenticidade e need for uniquenesspt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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