• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016025P6 Programa de Pós-Graduação em Administração
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016025P6 Programa de Pós-Graduação em Administração
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Consumo handmade : a relação entre o método de produção artesanal, autenticidade e need for uniqueness

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - JULIANA CARLA COUTO MENOSSO GRECO.pdf (3.218Mb)
    Data
    2022
    Autor
    Greco, Juliana Carla Couto Menosso
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Na contramão da produção em massa e da industrialização, o handmade (feito à mão) nunca foi tão valorizado. Seja pelo consumo consciente, ressignificação de hábitos de consumo, busca por diferenciação, relacionamento próximo com as marcas ou valorização do trabalho humano, o processo de produção artesanal está sendo procurado pelos consumidores e utilizado como uma ferramenta de atração pelas marcas. O objetivo desta pesquisa é analisar a influência do método de produção handmade (vs. machine-made) na intenção de compra através da autenticidade e os impactos da need for uniqueness (NFU) nesta relação. Através de 4 experimentos testamos as hipóteses propostas, bem como possíveis mediadores alternativos (escassez, qualidade e exclusividade) da relação. Os resultados da pesquisa sugerem que a necessidade por exclusividade impacta na percepção da autenticidade de produtos handmade e, consequentemente, na intenção de compra.
     
    Abstract: Contrary to mass production and industrialization, handmade has never been so valued. Whether through conscious consumption, resignification of consumption habits, search for differentiation, close relationship with brands or valuing human work, the artisan production process is being sought by consumers and used as a tool to attract customers. The objective of this research is to analyze the influence of the production method handmade (vs. machine-made) on the intention to purchase, authenticity and the impacts of the need for uniqueness (NFU) in this relationship. Through 4 experiments we tested the proposed hypotheses, as well as possible alternative mediators (scarcity, quality and exclusivity) of the relationship. The research results suggest that the need for uniqueness impacts the perception of authenticity of handmade products and, consequently, the purchase intention.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/79497
    Collections
    • Dissertações [441]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV