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dc.contributor.advisorVolpi, Adilson Antonio, 1956-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicaspt_BR
dc.creatorChervisnki, Alan Felipept_BR
dc.date.accessioned2024-07-25T20:41:32Z
dc.date.available2024-07-25T20:41:32Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/79368
dc.descriptionOrientador: Adilson Antonio Volpipt_BR
dc.descriptionMonografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências Econômicaspt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho analisa o comportamento do consumidor frente a uma tomada de decisões de consumo através de duas concepções: a teoria econômica tradicional e as teorias psicológicas sobre o consumidor. A teoria econômica tradicional aborda o consumidor com um indivíduo racional, onisciente de todas as informações disponíveis sobre o mercado e maximizador do seu bem-estar, baseando-se nos preços e na sua restrição orçamentária. Já a abordagem psicológica mostra que nem sempre o consumidor leva em consideração apenas os preços dos produtos, mas si o valor que isso poderá lhe representar: um novo status em sua classe social, ser aceito dentro de um grupo, exigências do seu ego, materialismo, compensar decepções, realização de sonhos, ou pela pura satisfação da compra. A facilidade que o crédito proporciona ao consumidor alavanca ainda mais esse comportamento, pois com um poder de compra maior disponível, consequentemente, o indivíduo aumenta seu consumo e expande seus desejos. Um contraponto é o consumidor consciente, que analisa o impacto do seu consumo (seu desejo ou sua necessidade) sobre o restante da sociedade e mundo antes da decisão de compra. Já as estratégias de marketing, acabam por aproveitar exatamente dos pontos psicológicos do consumidor para obter sucesso em suas campanhas, atingindo seu aspecto cognitivo, seus anseios e sonhos.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectComportamento do consumidor - Aspectos econômicospt_BR
dc.subjectComportamento do consumidor - Aspectos psicológicospt_BR
dc.subjectComportamento do consumidor - Processo decisóriopt_BR
dc.titleO comportamento do consumidor : aspectos econômicos e psicológicos na tomada de decisãopt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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