• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Econômicas
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Econômicas
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    O comportamento do consumidor : aspectos econômicos e psicológicos na tomada de decisão

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    ALAN-FELIPE-CHERVINSKI.pdf (3.293Mb)
    Data
    2013
    Autor
    Chervisnki, Alan Felipe
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Este trabalho analisa o comportamento do consumidor frente a uma tomada de decisões de consumo através de duas concepções: a teoria econômica tradicional e as teorias psicológicas sobre o consumidor. A teoria econômica tradicional aborda o consumidor com um indivíduo racional, onisciente de todas as informações disponíveis sobre o mercado e maximizador do seu bem-estar, baseando-se nos preços e na sua restrição orçamentária. Já a abordagem psicológica mostra que nem sempre o consumidor leva em consideração apenas os preços dos produtos, mas si o valor que isso poderá lhe representar: um novo status em sua classe social, ser aceito dentro de um grupo, exigências do seu ego, materialismo, compensar decepções, realização de sonhos, ou pela pura satisfação da compra. A facilidade que o crédito proporciona ao consumidor alavanca ainda mais esse comportamento, pois com um poder de compra maior disponível, consequentemente, o indivíduo aumenta seu consumo e expande seus desejos. Um contraponto é o consumidor consciente, que analisa o impacto do seu consumo (seu desejo ou sua necessidade) sobre o restante da sociedade e mundo antes da decisão de compra. Já as estratégias de marketing, acabam por aproveitar exatamente dos pontos psicológicos do consumidor para obter sucesso em suas campanhas, atingindo seu aspecto cognitivo, seus anseios e sonhos.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/79368
    Collections
    • Ciências Econômicas [2145]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV