Estratégias de crescimento e inovação da empresa Natura Cosméticos S.A.
Resumo
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar a atuação da empresa Natura Cosméticos S.A, uma das principais empresas de origem brasileira que conquistou uma posição de destaque no segmento de cosméticos no mercado nacional e internacional. E ainda, identificar e analisar as principais estratégias de crescimento da Natura no mercado interno, bem como seu processo de multinacionalização. O referencial teórico está sustentado na teoria de Edith Penrose, exposto na obra "Teoria do crescimento da firma", o qual irá abordar as estratégias voltadas à expansão e inovação que permitem às firmas conquistar e liderar o mercado em que elas atuam. Além disso, procurou-se demonstrar as estratégias utilizadas para a empresa se inserir e permanecer no mercado internacional, identificando as metodologias e modelos existentes para este fim. Ao longo deste trabalho foi possível verificar que o sistema de vendas diretas utilizado desde a inauguração da Natura até os dias atuais, foi uma estratégia de suma importância seguida pelas demais estratégias adotadas para a geração de resultado e crescimento da empresa.
Collections
- Ciências Econômicas [2145]