dc.contributor.advisor | Ferrari, Ana Josefina, 1969- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo | pt_BR |
dc.creator | Freitas, Marcos Antonio de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-12-15T18:54:10Z | |
dc.date.available | 2023-12-15T18:54:10Z | |
dc.date.issued | 2011 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/78880 | |
dc.description | Orientadora: Ana Josefina Ferrari | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: O desenvolvimento é a tomada de consciência e só será alcançado através da educação integral do ser humano. Esse processo tem reflexo na comunidade, na família e na escola do campo. O presente trabalho propõe reflexões sobre a evolução da educação do campo no Brasil e o ensino pela pedagogia de projetos. Através da pedagogia de projetos objetiva-se instigar os alunos do campo a participarem de novas experiências e aprender com aquilo que acontece em seu cotidiano, com as diferentes idades e mediação de alguém mais experiente, sejam seu professor ou um agricultor. Através de pesquisa bibliográfica buscou-se um referencial teórico sobre a educação no campo no Brasil, levantando avanços, desafios e metodologias de trabalho. Estas pesquisas foram realizadas em fontes impressas e eletrônicas e através de relato de caso desenvolvido com os alunos do Colégio Estadual Olídia Rocha em Nova Tebas entre 2009 e 2010. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.title | Educação no campo : "por uma pedagogia de projetos" | pt_BR |
dc.type | TCC Especialização Digital | pt_BR |