As propostas de formação para diretores das escolas estaduais do Paraná, nas gestões Roberto Requião, Beto Richa e Ratinho Junior
Resumo
Resumo: O presente trabalho tem como objeto de estudo a análise das propostas de formação dos(as) diretores(as) no Estado do Paraná, no período de 2005 a 2020. A finalidade é averiguar que mudanças de conceitos e concepções ocorreram nesse período, e observar se foram mantidas as mesmas estruturas organizacionais dos cursos precedentes na sua oferta e manutenção. Um dos caminhos percorridos foi o de procurar aprofundar e questionar, em consonância com os princípios epistemológicos em questão e aspectos teóricos sobre a formação de diretores escolares, como tais documentos foram pensados e operacionalizados nos processos de formação dos diretores(as), tanto no que se refere à compreensão quanto no que consiste ao planejamento e implantação de sua prática pedagógica. Tomamos como pressuposto o Estado, através da Secretaria de Estado da Educação, como órgão responsável pela formação e execução de políticas de formação, havendo relevância dos governadores nesse contexto. É pertinente ressaltar que no decorrer do percurso apresentado aqui, o estudo discute os possíveis efeitos das ações e prescrições governamentais nas formações de diretores(as). Em termos metodológicos, o estudo se alicerça na pesquisa bibliográfica das propostas: Programa Escola de Gestores (Governo Requião), Gestão em Foco (Governo Beto Richa), Gestão Escolar e Políticas Educacionais do Paraná (Governo Ratinho Jr) e resulta em um panorama sobre a formação de diretores no Paraná. A análise dos dados empíricos conclui que a educação democrática é uma das características primordiais na formação de diretores(as). Ela também permite entender, mesmo que parcialmente, o atual interesse do capital na formação dos(as) diretores(as), visto que grupos, parceria público-privada, investem em novas estratégias nas formações de diretores(as) ou gestores(as) escolares, criando um novo modelo de pedagogia do trabalho para cumprir interesses mercadológicos para uma gestão empresarial. Abstract: The present work has, as its object of study, the analysis of the training proposals of principals in Paraná, from 2005 to 2020. The purpose is to find out what changes in concepts and conceptions took place in this period, and to observe whether the same organizational structures of the previous courses were maintained in their offer and maintenance. One of the paths taken was to try to deepen and to question, in line with the epistemological principles in question and theoretical aspects on principals training, how such documents were thought and operationalized in the processes of principals training, both in terms of understanding and in terms of planning and implementing their pedagogical practice. We assume the State, through the Secretary of State for Education, as the body responsible for the formation and execution of training policies, with the relevance of governors in this context. It is pertinent to emphasize that in the development of the course presented here, the study discusses the possible effects of governmental actions and prescriptions on the training of directors. In methodological terms, the study is based on the bibliographic research of the proposals: Managers School Program (Requião Government), Management in Focus (Beto Richa Government), School Management and Educational Policies of Paraná (Ratinho Jr. Government) and results in an overview of the training of principals in Paraná. The analysis of empirical data concludes that democratic education is one of the preponderant characteristics in the training of principals. It also allows us to understand, even if partially, the current interest of capital in the training of directors, since groups, public-private partnerships, invest in new strategies in the training of principals or school managers, creating a new model of work pedagogy to fulfill marketing interests for a business management.
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