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dc.contributor.otherVieira, José Guilherme Silva, 1976-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicaspt_BR
dc.creatorPampuche, Fabio da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2022-11-03T19:14:43Z
dc.date.available2022-11-03T19:14:43Z
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/78727
dc.descriptionOrientador: Jose Guilherme Silva Vieirapt_BR
dc.descriptionMonografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências Econômicaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O objetivo das grandes empresas é maximizar seus lucros e sua participação nos mercados que na maior parcela da economia estão organizados na forma de oligopólios. Diante dessa situação a concorrência via preço não é uma estratégia coerente. É através da propaganda que as empresas podem concorrer e buscar seus objetivos sem um movimento de queda nos preços, isso porque estão cientes que os consumidores podem ser persuadidos a comprar seus produtos. A microeconomia tem como principal representante o economista Alfred Marshall que teve como cenário para seus estudos as empresas do final do século XIX na Grã- Bretanha, onde o mercado era composto por um grande número de pequenas empresas que não detinham qualquer poder de mercado e utilizavam a redução do preço de seus produtos como forma principal de concorrência. Diante desta constatação, o objetivo desse trabalho é apresentar a teoria de John Kenneth Galbraith como mais aderente com a atual característica das empresas e dos mercados, por tratar de uma realidade empresarial dominada por grandes corporações que têm o foco da concorrência voltado para a utilização da propaganda. Para apresentar evidências da teoria de Galbraith é realizado o estudo de caso da empresa Red Bull no mercado de bebidas energéticas brasileiro, está empresa possui estabilidade no preço de seu produto e investe maciçamente em propaganda e está inserida em um mercado em que grande parcela dele está sob controle de um pequeno número de participantes.pt_BR
dc.format.extent47 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEconomia da firmapt_BR
dc.subjectConcorrênciapt_BR
dc.subjectBebidas - Indústria - Indústriapt_BR
dc.titleAs visões de Marshall e Galbraith sobre a firma e a concorrência : Red Bull no mercado de bebidas energéticas brasileiropt_BR
dc.typeMonografia Graduaçãopt_BR


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